[PSL-Brasil] [OT] Sorria,

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quinta Outubro 9 23:44:33 BRT 2014

Então Akira,

A redação é ótima e acho até que você podia publicá-lo como artigo.

Mas eu discordo de cada parágrafo. E discordo muito.
Não vou me dar ao trabalho de refutar cada argumento, mais uma vez. Acho que os últimos 3 ou 4 artigos que publiquei o fazem.

Se me permite a petulância, seu texto é conformista, complacente e eminentemente OpenSource. Em 1998 os desafios eram os mesmos, só que o "inimigo" era outro. Isolamento, radicalismo, imaturidade, incapacidades técnica, comercial, social e comportamental. Todos argumentos usados pelas empresas que nos desqualificavam, e depois argumentos da OSI para fazer a contra-revolução ao Software Livre.

O meu argumento básico para refutar é que o GNU/FSF/Software Livre não se transformou em nada. Ele não mudou. A utopia - se você preferir - sempre foi a mesma. Quem mudou foram as pessoas. Mercados foram conquistas, movimentos de desestabilização foram levados a cabo e nosso movimento foi desestruturado.

A luta pela liberdade é a mesma. As ferramentas ideológicas são as mesmas. Os conceitos técnicos e filosóficos do Software Livre são os mesmos.

Saudações Livres!