[PSL-Brasil] [OT] Sorria,

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Segunda Outubro 13 09:06:47 BRT 2014

bom dia, Akira!

agradeço muito pelas tuas palavras, concordo com teu texto e gostaria de
destacar uma parte que acho bem importante:

> [...] Não é necessário mudança de objetivos, princípios, missão ou
> fundamentos, pois continuam os mesmos. O contexto mudou e as ameaças
> mudaram. Urge uma mudança de tática e metodologias.

a boa notícia é que muitos grupos já praticam outras metodologias e não
estão nem aí para as conversas que estão acontecendo aqui. Muitos ativistas
de software livre que conheço sequer fazem parte dessa lista. E sim, são
brasileiros e muitos são membros da FSF. Ou seja, as mudanças já estão
acontecendo independente de nós... ;)

a questão principal pra mim nessa confusão toda que se criou em torno desse
tema não é definir se, por exemplo, a Google é ética ou não. Isso porque eu
já sei faz tempo que ela tem práticas não éticas que devemos evitar, e eu
lido com isso no meu tempo e de acordo com questões que muitas vezes são
extremamente pessoais. Portanto, com certeza, não serão tentativas de
constrangimento lançadas ao longo de tudo quanto é thread que farão eu
cancelar qualquer coisa desse tipo. Nem tampouco sou somente eu a ter esta
postura.

a questão então é essa insistência em se manter as argumentações ad hominem
como forma de se ter avanços no movimento. Isso envenena o ambiente, o
clássico "poisoning the well"
http://en.wikipedia.org/wiki/Poisoning_the_well. E isso não tem nada a ver
com FSF ou OSI. Tem a ver com respeito à convivência em grupo.

abraços e boa semana!

.f4bs
.
.