[PSL-Brasil] OFF-TOPIC - Muito além do Software Livre

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Sexta Outubro 17 08:55:03 BRT 2014

Em 17 de outubro de 2014 01:12, <anahuac em anahuac.eu> escreveu:

> Akira,
> Meu velho, você precisa sair de cima do muro!
> Você se contradiz o tempo todo. Uma hora defende o OSI outra a FSF, e
> terminal na ética hacker.

Muito confuso.

A ética hacker não exige que você pratique hacking defendendo a OSI ou a
FSF. Pelo contrário, se uma delas forem contraditórias, o posicionamento é
o criticismo ácido.

Como disse, seu posicionamento ético é etnocêntrico, tendendo ao
corporativismo. É uma postura que força as pessoas a se colocarem contra
uma as outras contra o 'outro grupo' por conta de você fazer parte 'deste
grupo'. Quem tem essa postura, não aceita que um grupo atue para um mesmo
objetivo, com metodologias diferentes.

Uma das éticas hacker é promover a autonomia, você não precisa de vestir
uma camisa de time OSI ou FSF, e dizer que pertence a um grupo e atacar o
outro. Minha crítica ou elogio pode atingir qualquer uma das duas e também
posso apoiar uma ou outra em projetos que ache relevantes para a sociedade.
Se algum dia for associado de uma das duas, serei crítico da mesma forma.

> Uma pergunta: você realmente acha que meu ativismo contra o uso do Gmail é
> porque ele afeta meu negócio no KyaHosting?

Retire o que eu disse, realmente não tem nada a ver. Falha minha, desculpe.

Tem você me responder sobre alguns pontos, gostaria de saber:
- Qual o licenciamento do Kyahosting?
- Quem paga assinatura do Kyahosting tem acesso ao código-fonte?
- O Kyahosting é sustentável?
- Por que você manteve a "Christian Petersen" como colaboradora da empresa?
É uma brincadeira? Isso não faz os usuários perderem confiança nos serviços
da empresa?
- Qual a sua postura com relação a Hospedagem nas Nuvens? Você concorda com
o Stallman?
http://www.theguardian.com/technology/2008/sep/29/cloud.computing.richard.stallman
- Você disse ser contra as redes sociais devassas, mas o Kyahosting as
divulga no rodapé.
- Estão surgindo hospedagem de email com suporte a criptografia, no sentido
de preservar a privacidade do usuário, não vi isso na lista de
funcionalidades do Kyahosting, ele suporta?

Não leve a mal minhas perguntas, espero que você compartilhe suas
experiências. Poe ser que ajude outras pessoas. Gostaria de saber sobre o
seu alinhamento ideológico e sua prática. Minhas perguntas são realmente
ácidas, isso faz parte do posicionamento hacker: precisamos de
transparência para trabalharmos juntos. Gostaria de resolver a confusão que
você passa em seu discurso e seu exemplo.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka
(62) 9261-4004