[PSL-Brasil] Fwd: [Software livre UFG] CHAMADA PARA O CURSO ONLINE GRATUITO DE UBUNTU BÁSICO

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Sábado Outubro 18 18:27:26 BRT 2014

Olá Akira,

> FUD?
> http://en.wikipedia.org/wiki/Fear,_uncertainty_and_doubt

Não é FUD, é fato. Todos conhecem e reconhecem o fato do Ubuntu ter incluído código malicioso no sistema operacional para enviar determinadas informações para os servidores da Amazon. Certo?
Não há nenhum argumento que justifique a traição. Escrevi uma artigo sobre isso na época, aconselharia que você desse uma lida: http://www.anahuac.eu/?p=47

> Você tem alguma notícia que fundamente isso? Se tiver, seria bom alertar,
> ainda bem que temos o código-fonte disponível. Temos o poder de auditar se
> existem spywares.

A notícia acima não é suficiente?
O fato da Canonical ter sido descoberta pela FSF em sua ação covarde e traiçoeira de embutir código malicioso em sua distribuição não é suficiente?

> A FSF já fez isso muito bem:

> https://www.gnu.org/philosophy/ubuntu-spyware.html

Verdade, a FSF fez isso muito bem. Entretanto o PSL-BR fez isso muito mal. Na verdade não só a PSL-BR mas praticamente todos os ativistas e todas as comunidades de Software Livre no Brasil, decidiram se fazer de cegos ao problema e continuam abonando e estimulando o uso de Ubuntu.
Órgão federais como o SERPRO continuam homologando o uso de Ubuntu, e até mesmo a transloucada comunidade Debian, em sua apresentação no FISL sugeriu ao público que usa-se Ubuntu no lugar de Debian, pois "eram a mesma coisa".

Então, enquanto a FSF fez sua parte, nós aqui, passamos vergonha, nos submetendo de forma infantil e até mesmo covarde ao poderio do Ubuntu. Até parece que não temos opções.

> Por que não colaborar, traduzindo essa página para Português?

Isso é uma auto critica?
Manda ver! Traduz lá!

> O spyware é o envio dos termos de pesquisa, provavelmente não-anônimos a
> Amazon utilizados no Dash (barra de ferramentas do SO). É ruim que isso seja
> exista por padrão, a boa notícia é que isso pode ser desabilitado. Vou
> solicitar a ele que inclua no curso as instruções de desabilitar esse
> spyware:

> http://sejalivre.org/afinal-o-ubuntu-esta-produzindo-spyware-ou-nao/

Mais uma vez eu não entendo bem o que você quer/vai fazer.
Em todo caso, boa tradução, boa solicitação a quem quer que seja.

Mas deixa eu te dizer uma coisa: a boa notícia não é que esse spyware pode ser desabilitado. A boa notícia é que podemos deixar de usar Ubuntu por ter traído nossa confiança.
Aqui é onde se separa o inocente do realista. A Canonical fez algo que NUNCA devia ter feito. Como confiar que esse é o único código malicioso do sistema?

Essa é minha maior critica a este grupo de ativistas: sempre desculpando o agressor. Até quando vocês vão se permitir viver esse Complexo de Estocolmo? Seja o Facebook, o Google ou o Ubuntu, você sempre encontram uma forma primária e infantil de desculpá-los pelas atrocidades que eles cometem contra nosso movimento e/ou pelos seus comportamentos antiéticos. E isso somente se explica pela contaminação dos conceitos complacentes da OSI em nosso movimento Software Livre.

> [...]
> Ele é o mentor e um dos coordenadores do Projeto Seja Livre da UFG:

> http://sejalivre.cercomp.ufg.br/

> Através da iniciativa dele, cerca de 20.000 atuais e vários outros que foram
> formados pela Universidade, tem a oportunidade de trabalhar (funcionários e
> professores), estudar (alunos) e utilizar Software Livre (GIMP, Firefox,
> LibreOffice, etc). A melhor opção de Sistema Operacional, do ponto de vista
> de maturidade foi Ubuntu. Foi testado vários aspectos como funcionalidades,
> reconhecimento a hardware, etc. Com certeza, foi uma escolha pragmática e

Excelente!
Assim funcionam as iniciativas OSI, confundindo! É o famoso FLOSS!
Até parece que estão fazendo algo positivo para o Software Livre, mas não estão. Sua descrição mais detalhada apenas deixa mais claro que se trata de uma iniciativa OSI: pragmática e não ideológica. E esse é exatamente o ponto para o qual venho alertando desde o início.

Acho que a galera da OSI deve comemorar muito o alcance de sua visão complacente, pragmática e sem ideologia.
Este não é um movimento que sobrepõe o pragmatismo à ideologia, que sobrepõe o as facilidades de uso sobre a liberdade. Ou não deveria ser.

Em minha opinião, em insistindo pelas veredas da sobra da morte (uso de Ubuntu) o nome do projeto acima deveria ser "seja aberto" e não "seja livre".

Tenho dito sempre que não há nada de errado em ser OSIsta. O erro está em confundir os iniciantes ( e alguns veteranos) de que OSI e Software Livre são a mesma coisa. Vide este artigo: http://www.anahuac.eu/?p=375

> Eu digo que é uma forma de incluir usuários a boas experiências com Software
> Livre.

Errado. Neste caso em específico do Ubuntu, não é com Software Livre. O Ubuntu é notadamente a distribuição que mais trás Software Proprietário e sabidamente infectado com código malicioso.

> Uma vez que experimentam, percebem outra realidade e conseguem perceber a
> prisão do Software Proprietário, já é um primeiro passo.

Outra percepção equivocada. Repetir uma mentira não fará com que ela se torne verdade.
O exemplo da massificação do Android é o melhor exemplo de que essa linha argumentativa não se sustenta.
Escrevi um artigo inteiro descrevendo e argumentando sobre isso: http://www.anahuac.eu/?p=398

> Condenar a iniciativa e dizer que não é boa notícia é disparar fogo amigo.

OSI não é amigo do Software Livre!
Ele se faz de amigo, de companheiro, mas na primeira oportunidade joga fora aquilo que nos é mais precioso: a ideologia!

Inclusive você Akira a joga fora com muita facilidade.

> Precisamos de tratar a ferida e não cortar o braço, veja a nota da rodapé da
> FSF:

> https://www.gnu.org/philosophy/ubuntu-spyware.html

Até onde minha capacidade de interpretar textos me leva, essas notas da FSF apenas corroboram meu argumento.

> Eu mesmo devo futuramente ministrar um curso de Debian, que é minha distro
> favorita. Mas também não é considerada livre pela FSF:

> http://www.gnu.org/distros/common-distros.html

Ela não é considerada 100% Livre, mas se faça um favor, não compare o Debian com Ubuntu. É no mínimo ofensivo para os milhares de contribuidores que suam muito para fazer do Debian um dos melhores exemplos de Software Livre de toda a história.
Até onde me lembro o Debiam não é recomendado porque o projeto mantém disponíveis repositórios com pacotes de softwares que não são 100% livres. Mas o Debian permite, se você quiser, instalar somente Software Livre.

Eu entendo, defendo e respeito o posicionamento da FSF em não relacionar o Debian nas distribuições "homologadas", mas comparar o Debian com Ubuntu é como comparar um brigão com um genocida!

> Acho que você rotular tudo que seja pragmático como OSI não é produtivo para
> a disseminação do Software Livre.

Não estou preocupado em disseminar o Software Livre.
Akira, leia com atenção, vou repetir: não estou preocupado em disseminar o Software Livre!

O que me preocupa é a essência do Movimento Software Livre ser contaminado pelas ideias, metodologias, complacências e falta de preocupações éticas e filosóficas da OSI, ao ponto de não se sustentar mais.

> Eu acho que sua crítica ideológica é válida e bem vinda. Mas acho que suas
> energias estão voltadas para o foco errado.

Mas eu não acho :-)

> Suas habilidades de hacker, por exemplo, poderia ser empregada em uma solução
> de hosting+webmail livre alternativa ao Gmail.

Como eu contribuo ou deixo de contribuir não lhe diz respeito meu caro Akira!
Mas você sabia que eu fiz exatamente isso? Reunimos algumas dúzias de pessoas num grupo da discutir isso. Mas cada coisa em seu lugar!
O foco desta lista é outro!

> O Kyahosting é um software proprietário e você contribui com o aprisionamento
> de mais novos usuários.

Você pode provar isso?
É uma acusação séria e leviana!
Se não puder provar, vai se desmoralizar perante seus iguais.

> Como você acha que pode contribuir melhor como ativista do Software Livre na
> prática?

Isso não te diz respeito caro Akira. Trate de cuidas das suas iniciativas, em especial tornando-as mais Software Livre e menos OSI.
Entendo que você queira saber mais da minha vida, mas começo a ficar preocupado com sua insistência.

> Meu foco realmente é incluir e não excluir.

Aqui vou ter que discordar: você é mais um OSIsta disfarçado tentado confundir o movimento Software Livre. Pregando o pragmatismo sobre a ideologia.
Acho que você não tem nada de amigo nem agregador. Você é o famoso lobo em pele de cordeiro, se fazendo passar por agregador, hacker, acima das "picuinhas" que separam OSI e SL.
Veja, não digo que o faz por mal, mas o faz.

Você precisa sair de cima do muro. Enquanto estiver sobre ele será alvo fácil "das pedradas". Salte para o lado "de cá" e apoie o Software Livre. Ou salte para o lado "de lá" e proteja-se atrás do muro.

> Enquanto discutimos, tem um monte de gente sendo incluída no Software
> Proprietário e não conhecem Software Livre. O Movimento de Software Livre é
> social e portanto, precisamos de focar na liberdade das pessoas, tanto
> quantitativamente (excluídos) quanto qualitativamente (novos hackers).

Releia esta sua frase conclusiva e veja o quanto ela contradiz todos seus argumentos acima. Nos argumentos acima você prega pragmatismo, ação e complacência até para usar Software Proprietário, infectado com código malicioso. Aqui você faz uma convocação poética, social e filosófica em defesa do Software Livre.

Akira, você esta confuso!

Saudações Livres!