[PSL-Brasil] Fwd: [Software livre UFG] CHAMADA PARA O CURSO ONLINE GRATUITO DE UBUNTU BÁSICO

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Segunda Outubro 20 16:03:29 BRST 2014

Em 18 de outubro de 2014 18:27, <anahuac em anahuac.eu> escreveu:
> O Kyahosting é um software proprietário e você contribui com o aprisionamento de mais novos usuários.
> Você pode provar isso?
> É uma acusação séria e leviana!
> Se não puder provar, vai se desmoralizar perante seus iguais.

Anahuac,

O software Kyahosting tem o seguinte licenciamento, que pode ser
obtido na opção 'sobre' do seu menu:

Zimbra 8.0.5_GA_5839 (build 20130910124038) Copyright © 2005-2013
Telligent Systems, Inc. All rights reserved. This product is protected
by U.S. and international copyright and intellectual property laws.
"Telligent" and "Zimbra" are registered trademarks or trademarks of
Telligent Systems, Inc. in the United States and other jurisdictions.
All other marks and names mentioned herein may be trademarks of their
respective companies.Telligent Systems, Inc. d/b/a Zimbra Software,
LLC www.zimbra.com

Além do software, você está cometendo uma ação ilegal, pois está
utilizando a marca Zimbra. A marca possui o termo "todos direitos
reservados". Mesmo sendo um software de demonstração, você está a
usando como meio de divulgação, vinculando a sua marca Kyahosting a
deles.

Para poder redistribuir o Zimbra e suas modificações e melhorias, você
teria que utilizar sua própria marca e nome, assim como a Debian faz
com o Firefox para o Iceweasel:

http://en.wikipedia.org/wiki/Mozilla_Corporation_software_rebranded_by_the_Debian_project

Ainda assim, você teria que ter acesso ao código-fonte para poder
fazer isso. Os pacotes binários da versão 8.0.5 estão disponíveis, mas
o código-fonte não, isso é uma violação ao licenciamento do software.

Na minha concepção, para um webmail ser software livre, eu tenho
direito de usufruir as 4 liberdades. Por isso eu perguntei se você
disponibiliza o código-fonte do Kyahosting aos seus usuários. Vimos
que isso não é possível, pois o fornecedor original não disponibiliza
o código-fonte. Gostaria de ter uma alternativa ao Gmail, mas não vejo
diferenças com o Kyahosting. Você tem como provar que estou errado,
que o Kyahosting é de fato um software livre?

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka
(62) 9261-4004