[PSL-Brasil] OFF-TOPIC - Muito além do Software Livre

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Quinta Outubro 30 17:28:59 BRST 2014

On Oct 14, 2014, Marcelo Akira <marcelo.akira em gmail.com> wrote:

> O usuário de Software Proprietário não tem consciência da sua própria
> prisão e não vai trocar para Software Livre enquanto a relação de prazer
> não mudar. O que encanta o usuário comum é o valor que o software
> proporciona.

Desculpe, mas o argumento análogo sobre drogas seria que pessoas só
deixariam de usar drogas se elas deixassem de lhes causar prazer, ou se
algo ainda mais prazeroso surgisse.

Mas há várias pessoas que evitam drogas, não porque elas não lhes
trariam um prazer imediato, mas porque entendem que o prazer imediato
seria seguido de um desprazer imenso, e por isso conscientemente evitam
as drogas.

O mesmo pensamento, EMHO, vale para o software privativo: educação para
que usuários saibam evitar o imenso desprazer que uso continuado e
dependência provocam.  Requer mais força de vontade e o esforço para
educar é maior, mas qual a alternativa?  Proibir o tráfico de drogas
nunca funcionou, então não tenho muitas esperanças quanto ao possível
sucesso de proibir o tráfico de software privativo ;-)

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer