[PSL-Brasil] Software Livre no Google Trends - Brasil

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Quinta Setembro 11 17:36:24 BRT 2014

Em 11 de setembro de 2014 16:48, Paulo Henrique Santana <
phls em softwarelivre.org> escreveu:

> A lógica da SBC é um diferente do que eu imagino como ideal para os
> eventos de SL.
> Para usar o sistema de inscrição e colocar a logo da SBC, os eventos
> satélites tem que pagar uma porcentagem do que arrecada para ela. Como todo
> evento tem inscrição, isso não chega a ser um problema para eles. Então o
> dinheiro vai dos eventos satélites para a SBC.
> Quando era estudante tive a oportunidade de quase fechar negócio com eles,
> mas a taxa era alta.

A ideia não é ganhar valores fixos, mas sim percentuais justos. A questão
da taxa também depende da política que a instituição quer adotar e dos
serviços que serão prestados em contrapartida. Para se ter uma estrutura
administrativa profissional - sistema de inscrição, certificados, emissão
de Nota Fiscal, contabilidade - talvez compense.

Não quis dizer que todo modo de operação da SBC deve ser copiada, mas sim
que o modelo da SBC pode servir de inspiração. Bons eventos não dependem
somente do voluntarismo, uma estrutura profissional pode ajudar.

> Como vários eventos de SL não tem inscrição, não teria como pagar para ASL.

Se o evento é gratuito,  não há porquê pagar uma taxa, é uma parceria, como
no caso do FLISOL. Inclusive eventos gratuitos exigem menos estrutura
administrativa.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka