[PSL-Brasil] Exemplos de softwares livres pagos

Sergio Durigan Junior sergiodj em sergiodj.net
Terça Abril 7 00:17:44 BRT 2015

On Monday, April 06 2015, Cláudio Sampaio wrote:

> Libreoffice é herdeiro do staroffice que não era livre.
> Firefox, do Mozilla e o Mozilla do Netscape, que não era livre. O Blender
> também não era livre.

[Pergunta capciosa removida intencionalmente.]

O ponto é que o autor inicialmente não licenciou o software com uma
licença livre para "dar ênfase" ao fato de que ele (o autor) quer
receber pelo software.  Um outro ponto perigoso é que o autor tentou
vender isso como "um outro modo de se fazer software livre".  E, por
fim, acabou licenciando o software de maneira livre (reforçando: creio
que é preciso fazer uma análise mais profunda por conta da licença
escolhida), provavelmente ao ver que esse "outro modo de se fazer
software livre", na verdade, não era factível (i.e., esse negócio de
"não vou licenciar o software" *não faz com que o software torne-se
livre*).

Não vejo problemas no fato de o autor ter mudado de opinião e
relicenciado o software.  Quem dera isso acontecesse mais vezes!  Mas
vejo problema em apontar *esse* software em específico como exemplo de
"software livre que cobra por licenças".  Aliás, eu vejo problemas
profundos nesse modelo de "cobrar por licença".  Isso não funciona, e
esse software é um ótimo exemplo disso: o autor acaba dando a impressão
que está "vendendo licenças", quando na verdade está pedindo doações (o
que é válido).

--
Sergio
GPG key ID: 237A 54B1 0287 28BF 00EF  31F4 D0EB 7628 65FC 5E36