[PSL-Brasil] Debate PL 2269/99; era: Improcedente ADI contra lei que prioriza contratação de softwares livres no RS

Thiago Zoroastro thiago.zoroastro em bol.com.br
Sexta Abril 10 07:57:49 BRT 2015

Quem pede desculpas sou eu, aquele primeiro parágrafo ficou mal elaborado.

"Para isto ir para frente, é necessário que todas as pessoas saibam sobre do que se trata software livre
para a vida delas"

Podemos usar o jargão do Android e dos produtos Google como um parâmetro
sobre "o que é linux"="ah, android é linux, mas nem todo linux é
android". Assim como ensinar às pessoas da Convergência Digital que
"Ubuntu é linux mas nem todo linux é ubuntu" [0]. Missão quase impossível.

A gente pode realçar o significado da chatice de ter programas
/annoying/ para pagar pela licença de uso. Colar uma antipatia nas
pessoas com relação às práticas que buscam apenas esquivar-se desses
problemas, como a pirataria.

Não tenho esperanças em passar pelo legislativo sem que antes houvesse a
educação sendo transmitida para os políticos e às pessoas. Não creio que
isto irá passar sem que haja clamor popular pela utilização de sistemas
livres. Se quisermos que isto vingue, as pessoas da base aliada deveriam
começar a transmitir de alguma forma (mesmo que soltando imagens
vetoriais com mensagens incisivas no Facebook) para que isto chegue de
alguma forma ao maior número de pessoas, sobre as vantagens de usar
software livre e Gnu/Linux. Fazendo isso e obtendo novos patamares de
movimentações econômicas com relação a isto é que moverá o executivo e o
legislativo a se mexerem neste sentido. É até injusto uma democracia
aplicar uma lei para não ser cumprida e/ou as pessoas quiserem
esquivar-se disso também.

[0] https://www.youtube.com/watch?v=tFVF_RtHakk