[PSL-Brasil] Software Livre Nordeste

Alexandre Mulatinho alex em mulatinho.net
Sexta Abril 10 12:52:43 BRT 2015

Heheehehe,

É como eu começo lendo o título dessa thread, o que falar? Quem lembra como
era Recife antigamente em relação ao software livre!? Principalmente quando
tinham caras a frente do movimento como Cleyton Fábio (aka pixies) um dos
caras que me apresentou essa lista quando S.L. não era moda lá pra finados
de 2002. E muitos outros caras que ajudaram a organizar o LACFREE em
Recife, os verdadeiros congressos de software livre que tinham
participações do SERPRO e EMPREL (empresas de PE que apoiam S.L.) em
2005-2010, chegamos até mesmo a fazer um evento chamado ESLUCAP na UNICAP
de forma bem amadora mas só com nomes legais da região e focado em S.L. de
verdade.

Em relação a este evento, cheguei a participar de um evento deles como
palestrante falando sobre código aberto e software livre (justamente
diferenciando os dois), não tenho nada contra a Fuctura (empresa
organizadora) apesar de ela ser um pouco queimada com os membros de
software livre aqui da região, acho que é uma empresa que incentiva o uso
de Linux (uma das causas que eu brigo mais do que S.L.) e faz parcerias
importantes em eventos cedendo tanto recursos como até participando
investindo dinheiro para realização dos mesmos.

O fato é que como já foi dito isto é um evento longe de passar de software
livre, é um evento de tecnologia que está se tornando cada vez mais
importante mas tem a intenção principal de mostrar tecnologias e
principalmente lançar produtos do Ubuntu (nada contra, apesar de odiar
definitivamente Ubuntu desde o seu início, eu sou um cara do slackware
desde 1999).

Sou um dos calados da lista mas dessa vez tinha que opinar pois tenho
conhecimento de causa, conheci o Anahuac em 2002 num congresso de software
livre de verdade em Petrolina e talvez ele não lembre de mim, estava
iniciando nessa onda de S.L., hoje infelizmente discordo de alguns pontos
radicais que ele fala sobre S.L. mas também entendo seus pontos de vista e
admiro algumas colocações mas me considero também um fã principalmente de
open source (será que vou apanhar!?), o fato é que em Recife não temos mais
eventos de software livre decentes, o último que ocorreu rolou na
universidade Maurício de Nassau acho que em 2010 ou 2008, e ainda assim
tinha algumas coisas escrotas. No nordeste o único evento de S.L. que eu
tenho vontade de participar é o ENSOL que é do Anahuac pois todos os outros
estão corrompidos pela formiguinha do marketing. Mais uma vez, nada contra,
pois como disse antes já organizei um evento desses que teve 500 inscrições
e sei que é pauleira e não é fácil fazer uma coisa boa sem apoio de muita
gente.

Apenas deixando meus relatos pois realmente sinto falta e fico triste por
não ter mais oportunidade de participar de eventos como antigamente.

Alexandre Mulatinho
AboutMe: http://about.me/mulatinho
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/mulatinho