[PSL-Brasil] Rádio definida por software

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Domingo Abril 12 19:34:40 BRT 2015

pra quem ainda não entendeu do que se trata,
e do quanto tem a ver com software livre...

.

---------- Forwarded message ----------
From: novaes <tnovaes em gmail.com>
Date: 2015-04-12 1:39 GMT-03:00
Subject: Re: [gtCD] audio radio digital
To: gtculturadigital em googlegroups.com

ois,

lembrei de mais um audio onde detalhamos sobre Espectro Livre e a
passagem para o Digital, e os fundamentos jurídicos para uma nova lei
de meios:

http://fabzgy.org/files/bilingual/esc.mp3

Embora sejamos eu, paulo lara e belisario aqui na lista, gostaria de
registrar que o coletivo que vem pensando essa passagem para o digital
cresce a cada dia, e precisamos de mais aliadxs!! O que estamos
propondo eh radicalmente inovador, e podemos sim ter o melhor sistema
de radio digital do mundo, interoperavel com a tv digital, jah que o
codec de audio da nossa tv nipo-brasileira eh o AAC, o mesmo do Radio
Digital Mundial que defendemos (o codec do HD Radio nao possui sequer
especificação no ITU, eh caixa-preta). Se considerarmos que a America
Latina adotou o padrão brasuca de tv digital, e que espera
ansiosamente nossa decisão sobre o padrão de radio para nos seguir,
imaginem o alcance economico que envolve a fabricação de novos
receptores, desenvolvimento de aplicativos, somando-se ao beneficio de
uma comunicação continental...

Alem disso, o padrão que defendemos funciona em Software Livre,
havendo poucos componentes a serem substituidos para um sistema GLOBAL
de radio totalmente livre de royalties. Isso significa diminuir custos
e possibilitar o desenvolvimento permanente distribuído de um sistema
de radio.

No que tange aa amazonia, quero dizer o seguinte: o padrão digital RDM
funciona muito bem em Ondas Curtas, motivo pelo qual a India adotou e
jah comprou varios transmissores. A qualidade do áudio equivale ao que
hoje escutamos em FM, ou seja, eh excelente (imaginem ouvir a havana
cuba sem ruído, a radio nacional da amazonia, etc). E, claro,
recebendo e transmitindo dados (o Gama viaja lah pro acre e recebe de
santarem o boletim escolar do filho no radio, a foto do novo namorado
da filha, os protocolos médicos da vovo, o alerta de queimada...).

Mas o fundamental eh o seguinte: a mudança que o digital proporciona
eh de PARADIGMA, ou seja, ao inves de tratar o espectro como finito,
passamos enxerga-lo como abundante, basicamente por dois motivos
técnicos:  o radio cognitivo enxerga os espacos vazios no espectro,
tornando o Estado obsoleto na atribuição de janelas, como se fossem
propriedade de quem ganha concessão; e com radio definido por
software, a lógica eh de compartilhamento de espectro, não de
exclusividade: se alguém aparece querendo transmitir em uma frequência
vizinha, podemos diminuir a qualidade da transmissão e abrir espaço
para esse novo emissor.

valeu o retorno, perguntem, comentem, vamos em frente que isso eh
cultura digital de ponta!

abs,

9s