[PSL-Brasil] Como saber se é livre?

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Terça Abril 14 11:12:14 BRT 2015

> Entendi.
> Isso me parece exigir mais conhecimento técnico quando vamos migrar para
> software livre, não seria uma barreira para a sua adoção?

O desenvolvimento de redes de confiança faz parte do ecossistema
do software livre. E é por isso que o pessoal está tão brabo com o Ubuntu,
porque ele quebrou essa confiança ao meter um spyware dentro da
distribuição. E é por isso que Stallman faz questão de dizer que o
movimento do software livre é diferente do movimento Open Source.
Porque o movimento do software livre está mais preocupado com a
ética, ou seja, em manter sua rede confiável, enquanto que o movimento
do Open Source prefere se focar na qualidade do software.

Alimentos orgânicos também exigem bastante conhecimento para serem
identificados, mas nem por isso as pessoas deixam de compra-los nos lugares
que sabem ser de confiança. O mesmo acontece com o software. Se você não
tem conhecimento técnico suficiente para ser autônomo neste reconhecimento,
vai procurar redes de informações nas qual possa confiar. Eu, por
exemplo, confio
no pessoal que desenvolve o Debian. Infelizmente não posso dizer o mesmo da
empresa que mantém o Ubuntu. Mas minha posição não é baseada em conhecimentos
técnicos profundos, algo que não tenho, mas em pessoas em quem eu confio
e que me dizem que o Debian é confiável e o Ubuntu, não.

> Outra coisa, prometo que é a última: acho válido a adoção de software livre
> na administração pública por vários motivos...
> Mas pelo que me explicou, mesmo que exista uma lei exigindo uso de software
> livre não há garantia que o que estará em execução nos servidores do governo
> é o mesmo software que o código fonte liberado.

A garantia é verificar se não houve dinheiro investido na compra de uma licença
e confiar nas pessoas que estão envolvidas em todo o processo. Por exemplo,
eu conheço parte das pessoas envolvidas com a iniciativa do software púbico
e acredito que são de confiança. E tampouco vejo motivos para colocarem um
software proprietário rodando ao invés de um livre. O trabalho que se teria
para esconder isso não traz muitas vantagens.

Então te pergunto: em qual área não é assim? Ou você tem conhecimentos
profundos sobre tudo aquilo que te afeta? Você vai até a cozinha dos
restaurantes e fica vigiando tudo que o cozinheiro está fazendo? Observa
todos os passos do garçon, que tá de mal com a vida e só esperando
uma brecha para cuspir no teu suco?

Pois é.

.