[PSL-Brasil] Como saber se é livre?

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Segunda Abril 13 21:00:57 BRT 2015

vesteves vesteves wrote:
> Entendi.
> Isso me parece exigir mais conhecimento técnico quando vamos migrar para
> software livre, não seria uma barreira para a sua adoção?
>
> Outra coisa, prometo que é a última: acho válido a adoção de software livre
> na administração pública por vários motivos...
> Mas pelo que me explicou, mesmo que exista uma lei exigindo uso de software
> livre não há garantia que o que estará em execução nos servidores do
> governo é o mesmo software que o código fonte liberado.
>
> Abraço.
> Vesteves

Oi, Vesteves.

Há que separar duas coisas bem distintas: (1) software livre e (2)
uso/acesso a servidor remoto.

Quem controla software livre é quem controla o computador onde o
software livre está instalado.

Quem controla um servidor remoto (por exemplo, serviço de correio-e)
pode ser quem controla o computador que viabiliza o serviço, se estiver
usando software livre ou software próprio (não publicado, por exemplo).
Se, por exemplo, o servidor de correio-e usa software proprietário, não
tem controle pleno sobre o computador - muito menos os usuários do
serviço remoto.

Quem é apenas usuário de um serviço remoto (por exemplo, quem usa algum
desses serviços que a propaganda maliciosa chama de "cloud computing" e
às vezes apela para termos como "software livre" ou "open source" com o
fim de enganar usuários e clientes de que há alguma liberdade, autonomia
ou transparência envolvida) não tem controle sobre o computador que
disponibiliza o serviço, e não tem muita opção a não ser confiar em quem
administra esse computador, procurar alguma alternativa confiável ou não
usar o serviço, já que usá-lo pode equivaler (no caso de SaaS) a usar
software proprietário com backdoor e spyware:

https://www.gnu.org/philosophy/who-does-that-server-really-serve.html
https://www.gnu.org/philosophy/judge-internet-usage.html

Em resumo, para desfrutar plenamente de todas as liberdades do software
livre, e preciso ter o programa instalado em um computador sobre seu
controle físico direto. Quando se fala em acessar dados e programas em
computador sob controle alheio, é preciso avaliar com atenção cada
cenário de uso.

Hudson