[PSL-Brasil] Fwd: Desrespeito à GNU GPL em software nacional patrocinado pelo ITAÚ Cultural

Stênio Klaydson Alves de Andrade stenioklaydson em gmail.com
Sexta Abril 17 08:28:04 BRT 2015

Alexandre,

No caso específico desse software, como os autores visivelmente o
distribuem por GNU GPL (referência no menu Ajuda do programa; aceite no
instalador; diversas referências ao conceito de software livre no próprio
site), eu estaria cometendo alguma ilegalidade se fizesse a decompilação
das classes java do software e posteriormente distribuísse o código-fonte
derivado do projeto também sobre GPL com outro nome, mantendo o registro
original dos direitos autoriais e explicitando que é uma versão derivada?

Pensei nessa atitude como uma solução para o problema do autor liberar o
programa binário por GPL, mas aparentemente "esquecer" de liberar também o
acesso ao código-fonte.

Atenciosamente,

Stênio Andrade