[PSL-Brasil] Vamos olhar com carinho para o IRPF-Livre e o rnetclient

Sergio Durigan Junior sergiodj em sergiodj.net
Terça Abril 28 20:40:27 BRT 2015

On Tuesday, April 28 2015, Alexandre Teles wrote:

> Estive acompanhando o desenvolvimento do IRPF-Livre 2015 pelo Oliva e creio
> que deveríamos apoiar com força total um projeto como este. A interface de
> linha de comando é linda para power users, mas para o usuário final é um
> grande impedimento que creio eu, podemos facilmente resolver.

Só um esclarecimento: o IRPF-Livre e o rnetclient são programas
diferentes.  O IRPF-Livre, que é o programa de preparação da declaração
do IRPF, é mantido pelo Oliva e é bem mais complexo que o rnetclient.  O
rnetcliente, que é a versão livre do "Receitanet", o programa de envio
da declaração, é mantido pelo Thadeu Cascardo (que criou o programa),
por mim, e o Oliva também dá uns pitacos de vez em quando :-).

> O que me veio à cabeça foi a ideia de realizar uma rodada de financiamento
> coletivo para ajudar o Oliva e um grupo que deseje participar do
> desenvolvimento à investir algum tempo na construção de uma interface
> gráfica para o sistema, pacotes para as principais distribuições GNU/Linux
> e o registro de um domínio / criação de um site para fornecer o download.

Hm, não acho que dinheiro seja o grande problema nesse caso.  O que
precisamos é de mais gente contribuindo, mesmo.

Tem uma pessoa que começou a desenvolver uma interface gráfica pro
IRPF-Livre há algum tempo, mas não sei se isso chegou a avançar muito.
A interface é bem complexa, o que acaba desencorajando um pouco os
desenvolvedores.

Pro rnetclient, eu gastei um tempo grande dando uma polida na interface
da linha de comando, mas ainda tem coisa a ser feita.  Uma interface
gráfica pra ele também é muito bem vinda (está no nosso roadmap), e pro
rnetclient seria bem mais fácil porque seria apenas uma interface
simples de envio de arquivo.  Um plano de longo prazo que está no meu
TODO é pegar o core do rnetclient e transformar numa biblioteca.  Enfim,
tem muita coisa ainda.

> Outra sugestão é que o código seja migrado (rnetclient e IRPF-Livre) para o
> https://savannah.nongnu.org/, usando Git ou Mercurial em detrimento do
> Subversion.

O rnetclient está hospedado em:

  <http://git.libreplanetbr.org/?p=rnetclient.git;a=summary>

Esse é o servidor git do LibrePlanet São Paulo, um grupo de fomento ao
Software Livre que eu fundei lá pelos idos de 2012, e do qual o Cascardo
faz parte.  Particularmente, eu não vejo motivo pra tirarmos o
rnetclient de lá.  O "site" dele é
<http://wiki.libreplanetbr.org/rnetclient/>.  Aceitamos melhorias
(nenhum de nós manja muito de desenvolvimento web).

Dito isso tudo, mais publicidade para ambos os programas é sempre algo
bom.  Concordo contigo que o IRPF-Livre podia contar com uma
infra-estrutura mais convidativa para quem quiser contribuir, e acho que
o Oliva não veria problemas em disponibilizar o software em outro local
"mais acessível".  Inclusive, se ele quiser, o nosso servidor (do
LibrePlanet São Paulo) está à disposição para hospedar o código.

De resto, obrigado pela mensagem!

Abraços,

--
Sergio
GPG key ID: 237A 54B1 0287 28BF 00EF  31F4 D0EB 7628 65FC 5E36