[PSL-Brasil] É a vez do Actor - WhatsApp bloqueado no Brasil

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Quinta Dezembro 17 09:08:34 BRST 2015

Eu estava prestes a tentar fazer uma peça de propaganda simples e
especial para este caso, mas devido ao impasse sobre qual deveria ser
nosso objetivo, decidi esperar mais um pouco.

Pessoal, devemos nos atentar ao tipo de software que o WhatsApp é.
Neste momento, estou em um impasse entre fazer a peça para apoiar as
comunicações via SIP, que também é descentralizada e federada, tem o
propósito específico de ser feito para comunicações por voz (não sei se
suporta texto ou vídeo), pode ser integrada nas "redes telefônicas" (me
fugiu o nome técnico delas), apesar de sua integração depender de
fornecedores, tanto para receber ligações vindas da "rede telefônica"
quanto para fazer ligações para números exclusivos desta; para apoiar
as comunicações via XMPP, que é autoexplicativo, não sei se pode ser
integrada à "rede telefônica" (na verdade, eu considero isso como
opcional, e não como um item para desqualificar um ou outro padrão de
comunicação), mas é possível ver problemas no XMPP se considerarmos que
nem todos os provedores dos serviços XMPP suportam todas as extensões
oficialmente publicadas a este protocolo (as famosas XEP), visto que o
protocolo básico do XMPP não implementa nem vídeo, nem áudio, nem
vídeo-conferência (múltiplos vídeos em uma mesma sala), mas depende das
respectivas XEPs para fazer isso (não me recordo os números
exatos agora).

Recentemente descobri que o pessoal do site Jit.si fornece serviços
XMPP que aparentemente suportam áudio, vídeo e vídeo-conferência. É
importante notar que o pessoal do OpenMailBox.org também fornece
serviços XMPP, mas não tive tempo de consegui informação atualizada que
comprove quais XEPs o servidor deles suporta.

Além disso, penso que se precisamos fazer esforços em prol de uma
sociedade digital justa e livre (notem que este termo é abordado com
mais clareza nos documentos já publicados pelos ativistas do movimento
filosófico), precisamos então jogar de forma estratégica, de forma a
criar o valor (não preço, por favor) dentro da mente de quem vê nossos
esforços de modo que as pessoas se conscientizem das desvantagens dos
serviços centralizados e também se conscientizem das desvantagens dos
softwares (ou mais genericamente, dados funcionais) não livres, e
quando possível, que se conscientizem também das desvantagens da
criminalização da redistribuição não comercial (também conhecido como:
compartilhamento) de dados não funcionais.