[PSL-Brasil] É a vez do Actor - WhatsApp bloqueado no Brasil

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Dezembro 19 05:29:56 BRST 2015

On Dec 18, 2015, Cláudio Sampaio <patola em gmail.com> wrote:

> Por causa do tamanho e necessidade de constante atualização. Supõe-se que
> dispositivos móveis têm grandes restrições de armazenamento e rede (pelo
> menos comparados a dispositivos fixos).

A suposição mais importante é de quanto é razoável.  No meu disco, os
quase 117k blocos ocupam 80MB, portanto menos de 1KB/bloco.  Nas últimas
40 horas, tivemos 278 novos blocos.  Acho que 7KB/h não vai pesar muito
no plano de ninguém...

Receios quanto ao peso do blockchain do twister no armazenamento local
ou no uso de rede são provavelmente suposições inverídicas ou FUD.

Agora, não precisa acreditar em mim, pode instalar no seu computador
conectado a uma rede bem menos limitada e acessar a página do Twister
para ver o quanto ele está consumindo de rede em tempo real.  Como o que
trafega é só texto em mensagens de até 140 caracteres, garanto que vai
dar muito menos que o consumo de qualquer F*k ;-)

É claro que há planos de redes de telefonia móvel que dão acesso ao F*k
sem ligar o taxímetro, mas vejo aí uma oportunidade de fazer valer a
neutralidade de rede prevista no Marco Civil e exigir o mesmo tratamento
para a rede social de sua preferência (que espero que venha a ser o
Twister ;-)

Eu mesmo não tenho plano de dados (meu plano de telefonia móvel ainda é
do tempo do Baby da Telesp Celular, quando se comprava telefone celular
para fazer ligações :-) e pretendo que continue assim, mas se alguém que
tenha plano de dados quiser uma força pra encarar essa briga pela
neutralidade, estou à disposição.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer