[PSL-Brasil] Patentleft sem custo?

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Quarta Dezembro 23 11:49:17 BRST 2015

Alexandre Oliva wrote:

> Ampla visibilidade não é necessária, mas o procedimento de
> reconhecimento pode ficar bem mais custoso sem ela.  É bem mais
> desejável que o revisor da patente encontre o prior art e evite a
> concessão da patente, para que não precise ser invalidada num tribunal.

Oi, Oliva.

Escrevi pensando no risco de uma invenção livre ser questionada num
tribunal e haver dificuldade para provar sua originalidade. Se essa
invenção não está patenteada, é recomendável haver provas sólidas.
Afinal, o inventor livre pode não ter condições para se defender de uma
ameaça.

> Agora, se você considerar o tempo que um revisor de patentes tem para
> analisar cada pedido, o linguajar intencionalmente obscuro de muitas
> patentes e a dificuldade para verificar se um mecanismo reservado por
> uma patente está descrito noutras patentes, ou mesmo em artigos
> científicos que almejem clareza, não creio que visibilidade seja
> solução.
>
> Solução é extinguir as patentes.

> Você quer dizer invenções livres, né?  Obter uma patente é bastante
> caro; por que alguém faria isso apenas para licenciá-la livremente?

Para defender a si e a quem usar a invenção. Acho que o Patola deve
estar pensando nessa preocupação.

> Por quê?  O objetivo não era só evitar o patenteamento de algo já
> inventado e publicado antes?  Pouco importa se a descrição na base de
> dados é a mais antiga; para evitar o patenteamento, basta que *alguma*
> descrição esteja lá.  Perdi alguma coisa?

Suponhamos que houvesse um escritório de "patentes livres". Esse
escritório precisaria ter uma infraestrutura para analisar propostas
(descrições de invenções), (novamente) para reduzir o risco de ameaças
judiciais (e sabotagem). Senão, o projeto todo poderia ser minado com FUD.

Até mais,

--
Hudson Lacerda - www.hudsonlacerda.com
--

- Venha para a Diaspora* - uma rede social livre e descentralizada
	https://diasporafoundation.org

- O modelo das urnas eletrônicas brasileiras é o mais antiquado e
   obscuro em uso no mundo.
	http://votoseguro.org

- Somos 6 bilhões de seres humanos fora do Facebook!
	https://stallman.org/facebook.html