[PSL-Brasil] Patentleft sem custo?

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Quarta Dezembro 23 06:30:09 BRST 2015

On Dec 22, 2015, Hudson Flavio Meneses Lacerda <hfmlacerda em yahoo.com.br> wrote:

> [...]

> Acho que a questão aqui é como dar ampla _visibilidade_ à idéia, para
> garantir que seja reconhecida como como “prior art”.

Ampla visibilidade não é necessária, mas o procedimento de
reconhecimento pode ficar bem mais custoso sem ela.  É bem mais
desejável que o revisor da patente encontre o prior art e evite a
concessão da patente, para que não precise ser invalidada num tribunal.

Agora, se você considerar o tempo que um revisor de patentes tem para
analisar cada pedido, o linguajar intencionalmente obscuro de muitas
patentes e a dificuldade para verificar se um mecanismo reservado por
uma patente está descrito noutras patentes, ou mesmo em artigos
científicos que almejem clareza, não creio que visibilidade seja
solução.

Solução é extinguir as patentes.

> Se houvesse um banco público de patentes livres,

Você quer dizer invenções livres, né?  Obter uma patente é bastante
caro; por que alguém faria isso apenas para licenciá-la livremente?

> Assim como um escritório de patentes comum, precisaria
> pesquisar a preexistência de invenções anteriores relacionadas a cada
> proposta

Por quê?  O objetivo não era só evitar o patenteamento de algo já
inventado e publicado antes?  Pouco importa se a descrição na base de
dados é a mais antiga; para evitar o patenteamento, basta que *alguma*
descrição esteja lá.  Perdi alguma coisa?

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer