[PSL-Brasil] Patentleft sem custo?

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Terça Dezembro 22 09:56:00 BRST 2015

Alexandre Oliva wrote:
> On Dec 20, 2015, Cláudio Sampaio<patola em gmail.com>  wrote:
[...]
> Não precisa nem comercializar, basta publicar.  Publicou, é prior art
> para qualquer (*) que seja o pedido de patente posterior.

Acho que a questão aqui é como dar ampla _visibilidade_ à idéia, para
garantir que seja reconhecida como como “prior art”. Imagino que,
normalmente, empresas façam pesquisas nos bancos de dados de órgãos que
registram patentes -- se alguma invenção não está lá, presume-se
simplesmente que não existe trabalho anterior.

Se houvesse um banco público de patentes livres, isso poderia ser
resolvido. Mas haveria custos para realizar um tal projeto, pois o banco
público precisaria ter extrema cautela ao publicar invenções livres.
Assim como um escritório de patentes comum, precisaria pesquisar a
preexistência de invenções anteriores relacionadas a cada proposta -- ou
exigir do inventor/proponente que assuma a responsabilidade por tal
pesquisa.

Já deve ter gente pensando em algo assim, mas não tenho informação disso.

--
Hudson Lacerda - www.hudsonlacerda.com
--

- Venha para a Diaspora* - uma rede social livre e descentralizada
	https://diasporafoundation.org

- O modelo das urnas eletrônicas brasileiras é o mais antiquado e
   obscuro em uso no mundo.
	http://votoseguro.org

- Somos 6 bilhões de seres humanos fora do Facebook!
	https://stallman.org/facebook.html