[PSL-Brasil] A contrabalança contra a contrarrevolução

Sergio Durigan Junior sergiodj em sergiodj.net
Quarta Janeiro 28 21:39:02 BRST 2015

On Wednesday, January 28 2015, anahuac em anahuac.eu wrote:

> A contrabalança contra a contrarrevolução

E aí, rapaz?

Sem entrar no mérito do texto em si, gostaria de fazer alguns
comentários objetivos.

>    * Não compre mais computadores, celulares ou tablets que não possam usar GNU ou versões modificadas de Andoid (CyanogenMOD, OMNI ou Raptor);

Apesar de concordar que essas distribuições são melhores do que usar a
versão que vem instalada no seu celulare, CyanogenMOD, OMNI ou Raptor
contêm blobs binários também.  Infelizmente, nessa parte de mobile nós
estamos perdendo feio :-/.

>    * Migre seu e-mail para um provedor pago ou organize uma quota para alugar um servidor e instale seu próprio Mail Server;

Dependendo do "servidor pago" escolhido, isso não vai resolver o
problema (e talvez até agrave).  Acho que seria legal indicar alguns
servidores que respeitem minimamente o cliente.

>    * Convide os colegas do seu grupo de usuários para migrarem suas listas de discussão para um servidor livre ou instale o mailman e gerencie você mesmo;
>    * Não compre ou use equipamentos com o sistema operacional privativo: MacOS, Windows ou outro qualquer;

Acho difícil colocar o Windows nessa lista porque a grande maioria dos
notebooks vem com ele instalado.  Mas certamente vale a pena mencionar a
possibilidade de reembolso do valor do sistema operacional, o que é
também uma forma de protesto.

>    * Diga sempre sistema operacional GNU. Isso lhe forçará a ter que explicar e então ganhamos a chance de fazer as pessoas entenderem o que é Software Livre;

Exceto quando estiver falando do Android, ou de algum outro sistema que
não é GNU :-).

>    * Elimine o nome Linux. Esse não é mais um projeto de Software Livre. Fizeram um fork livre que se chama Linux-libre;
>    * Convide seus amigos e família para usarem redes sociais livre e federadas como Friendica, Diáspora, RedMatrix, Pumpio ou Twistter;
>    * Faça eventos de Software Livre sem usar termos como OpenSource, Código Aberto, OSI ou FOSS;
>    * Não ative sua conta do Gmail no Android! Use o aptoide.com como loja para instalação de aplicativos e seja livre! (do Google);

Vale muito a pena mencionar o f-droid também.

>    * Instale o Telegram e mostre para as pessoas que usam o WhatsApp
> que o azul é muito mais legal que o verde. Seja porque pode ser usado
> no desktop, no navegador ou no celular, seja porque é encriptado, seja
> porque tem autodestruir mensagens, seja porque seu cliente é livre;

De acordo com a Wikipedia
(<https://en.wikipedia.org/wiki/Telegram_%28software%29>), o servidor do
Telegram não é livre.  Pra mim, só isso já acaba com qualquer outra
qualidade que ele possa possuir.

>    * Não seja desagradável: se confrontado sob o porque de dizer GNU em vez de Linux, responda que se são a mesma coisa, então você prefere dizer GNU;
>    * Instale a última versão do Firefox e use a extensão Ghostery para
> barrar todos os javascripts maliciosos que monitoram sua
> navegação. Faça o mesmo para toda a família e transforme a ação de
> barrar cada monitor em concurso divertido em família ou entre os
> amigos do trabalho;

Não!!  O Ghostery é software proprietário!!!!!!

Se quiser uma alternativa livre, instale o RequestPolicyContinued:

  <https://requestpolicycontinued.github.io/>

Dá um pouquinho mais de trabalho, mas é GPLv3 e vale a pena.

>    * Teste e distribua para todos o Popcorntime e você verá  acara de espanto e alegria das pessoas por poderem ter um “netflix” gratuito à disposição;
>    * Mostre para as pessoas a tabela de opções e alternativas livres às ferramentas proprietárias: http://prism-break.org/pt/;
>    * Não use Google como buscador primário. Tente o duckduckgo.com e se surpreenda.

Essa parte de buscador também é um problema...  Até onde vi, o DDG não
havia liberado todo o código do backend, e eles também fazem uso massivo
do Bing.  Tem também o StartPage, mas esse não é livre...

De resto, parabéns pelo texto.

Falou!

--
Sergio