[PSL-Brasil] Sobre ajuda com pesquisas acadêmicas (era Re: [OT] Ajuda com pesquisa)

valeria em valeriabarros.eu valeria em valeriabarros.eu
Quinta Janeiro 29 13:01:33 BRST 2015

Olá Raniere,

Enviei o feedback para a pesquisadora :-)

[]'s

Valéria Barros
about.me/valeriabarros

----- Mensagem original -----
De: "Raniere Silva" <raniere em riseup.net>
Para: psl-brasil em listas.softwarelivre.org
Enviadas: Quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 12:11:14
Assunto: [PSL-Brasil] Sobre ajuda com pesquisas acadêmicas  (era Re:  [OT] Ajuda com pesquisa)

Todo mês eu recebo pelo menos um email de algum acadêmico pedindo para responder
um questionário reference a sua pesquisa de mestrado/doutorado sobre
comunidades de software livre e NUNCA é mencionado que os dados brutos da
pesquisa serão disponibilizados para a comunidade.

Eu sei que em alguns casos existe problemas de privacidades com os dados das
pesquisas mas muitas vezes esse não é o caso.

Então eu venho pedi que se você está fazendo uma pesquisa sobre software livre
por favor siga os ideais da nossa comunidade ao (1) avisar que os dados brutos da sua
pesquisa estarão disponíveis para que outros possam utilizá-lo
e (2) disponibilize os dados brutos ao terminar o período de respostas
ao questionário.

Att,
Raniere