[PSL-Brasil] o alto custo da liberdade no Brasil

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sábado Janeiro 31 22:45:38 BRST 2015

Olá Fabianne,

> dia desses comentei com alguns companheiros sobre
> como custa caro para as pessoas conseguirem usar
> tudo livre no Brasil.

Até onde eu sei os notebooks mais livres que você consegue comprar hoje em dia são
http://shop.gluglug.org.uk/product/libreboot-x200/ e
https://www.crowdsupply.com/purism/librem-laptop.

> por exemplo, um celular com firefoxOS aqui custa
> bem mais que o dobro do que na gringa.

Assim como no ecossistema Android existe dois tipos de aparelhos rodando Firefox
OS. O primeiro são os dispositivos de referência,
https://developer.mozilla.org/en-US/Firefox_OS/Developer_phone_guide/Flame,
que acabam sendo caros para nós aqui no Brasil devido
ao preço em dólares + IOF + taxas de importação + ...
O segundo são os dispositivos para usuário final,
https://tecnoblog.net/143346/lg-aparelhos-com-firefox-os-no-brasil/,
que acabaram sendo caros para nós aqui no Brasil devido
ao monopólio da Vivo em adotar o sistema operacional
e a falta de conhecimento entre os consumidores.

> Aliás, há algum problema com o firefoxOS?

Em termos de liberdade, sim. Você precisa de alguns blobs para que o celular
funcione adequadamente.

> e os computadores que vem com gnu/linux atualmente
> custam mais caro que a mesma configuração com o
> windows.

Onde você viu notebook com GNU/Linux para vender aqui no Brasil?

> O Chico me falou que é porque tem mais
> escala de produção e porque são subsidiados. O preço
> menor por escala é compreensível, mas por que o subsídio
> é somente para proprietários?

No mercado de celulares existe subsídio das operadores quando elas vendem o
aparelho junto com um plano de telefonia. No caso de notebooks não conheço
caso de subsídio. Acho que nesse último seja mais a falta de procura
por máquinas rodando GNU/Linux de fábrica.

Alguns anos atrás a Dell lançou uma máquina com Ubuntu voltada para
desenvolvedores que até onde eu sei funcionava muito bem (mas com blobs
proprietários).

Ainda falando em Dell, você conseguia pedir o reembolso do Windows.
Falei no passado porque pedi o reembolso à dois anos e consegui muito facilmente
mas nesse meio tempo não comprei uma máquina nova.

> qual é a justificativa do governo para excluir computadores com gnu/linux
> deste subsídio?

O governo subsidiou máquinas com GNU/Linux muitos anos atrás.
Acho que parou de fazer isso porque muita gente reclamou.

> E ter de entrar
> numa batalha judicial pra receber de volta o custo
> do windows de um computador que veio com ele
> não é uma idéia nem um pouco atrativa, pois
> demanda tempo, ou seja, grana também.

Se quiser reembolso, compre um Dell. Você não vai conseguir reembolso com as
máquinas que você compra nas Casas Bahia (ou outra loja de varejo) pois eles vão
ficar passando a batata quente entre revenda <-> fabricante <-> Microsoft e
ainda vão alegar que não é possível vender um notebook sem sistema operacional.

> Mas que outra maneira se tem de mostrar pro nosso
> mercado que o gnu/linux nos interessa?

Requisite o reembolso quando comprar um Dell. Sugira amigos comprarem máquinas
da Dell porque eles podem pedir o reembolso. Escreva no seu blog que comprou uma
máquina da Dell porque ela oferece opção de reembolso se você não quiser o
Windows. Se utilizar alguma rede social, publique no seu perfil que comprou uma
nova máquina da Dell e a cada passo do processo de reembolso publique algo novo.
Envie email para lojas de varejo perguntando de máquinas com GNU/Linux, ...

> "sou muito pobre para conseguir utilizar tudo livre". Não é um discurso
> vitimista, mas a constatação de uma realidade.

As máquinas 100% livres ainda são muito raras e caras. Mas podemos utilizar um
sistema operacional 99% livre se desejarmos. Mesmo que você não tenha tempo
para encontrar uma máquina que funcione com GNU/Linux 99% livre você pode
utilizar Ubuntu e mostrar seu suporte ao GNU/Linux.

Se você mostrar interesse em máquinas com GNU/Linux vai ficar mais fácil
encontrar uma máquina que rode GNU/Linux sem grandes problemas.

Raniere