[PSL-Brasil] o alto custo da liberdade no Brasil

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Janeiro 31 23:27:09 BRST 2015

On Jan 31, 2015, anahuac em anahuac.eu wrote:

> Quem regula esse "comportamento" é um sistema antigo chamado "Lei da
> oferta e da procura" -
> https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura
> Enquanto há menos procura por computadores com sistemas pseudo-livres seu custo sobe.

Rapaz...  Se o que diz na wikipedia é isso, precisamos corrigi-la
urgente! :-)  Mas sugiro ler de novo o artigo.

Se bem entendo de oferta e procura, quando a demanda é pequena, o preço
deveria cair, enquanto demanda grande permite cobrar um prêmio maior,
justamente porque se fosse barato não ia dar pra atender toda a demanda.

O efeito aqui é outro.  Com baixa procura, não temos o benefício da
economia de escala, e aí vira artigo de luxo.  Quem atende a uma demanda
muito específica muito valorizada por quem a busca consegue cobrar mais
justamente por esse serviço diferenciado de atendimento de requisitos
pouco usuais.  E não só consegue, mas precisa, justamente porque sem a
economia de escala, o custo marginal sobe bastante, e não faz sentido
uma operação comercial botar preço menor que o custo.

Agora, é certo que a procura diminuiu, então o resto do seu argumento
ressoa bem pra mim.  Não sem ponderá-lo com uma boa dose de sabotagem da
Microsoft nas suas estratégias de marketing contra o Software Livre,
especificamente contra o GNU/Linux, e mais ainda em suas estratégias
comerciais de licenciamento OEM a preços menores para quem aceitar
exclusividade, tipo Coca-Cola.  Foi assim que reverteram a revolução dos
netbooks com GNU/Linux e o Computador para Todos.

Enquanto Windows dominar o mercado de computadores pessoais e de
negócios, a Microsoft vai conseguir usar esse tipo de acordo para manter
seu monopólio.  Lembra da propaganda da Tostines?  Vende mais porque é
mais fresquinho, ou é mais fresquinho porque vende mais?

Para bem ou para mal, o mercado de PCs está em decadência.  Infelizmente
o remédio (tablets e celulares) tem se mostrado pior que a doença, em
termos de liberdade.

> Dica 1: os preços de notebooks com Windows são mais baratos;
> Dica 2: os preços dos Mac's caiu consideravelmente;
> Dica 3: em breve serão lançados com força os Chromebooks e venderão feito picolé;
> Dica 4: em breve não haverá mais notebooks com sistemas pseudo-livres a venda.

E com Boot Restrito, pra evitar que você se solte das amarras.

> Durma-se com um barulho desses.

O QUÊ FOI QUE VOCÊ FALOU?  NÃO CONSIGO OUVIR DIREITO!
É QUE TÁ MUITO BARULHO!

:-D pra não :~-(

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer