[PSL-Brasil] Agende-se! Dia 03/02 - Palestra Técnica do CISL - Software como Serviço (SaaS)

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Janeiro 31 22:46:47 BRST 2015

On Jan 30, 2015, "Comite Implementacao Software Livre" <cisl em serpro.gov.br> wrote:

> Palestra Técnica do CISL - Software como Serviço (SaaS)

> Resumo:
> Software como Serviço é um novo paradigma de distribuição e
> comercialização de software onde empresas provedoras alugam software
> padronizado para seus clientes através da internet. Este modelo
> apresenta características próprias como armazenamento de dados em nuvem
> computacional, customização limitada e bilhetagem eletrônica. Nesta
> palestra serão apresentados os principais conceitos relacionados a
> multi-tenancy, a principal abordagem para desenvolvimento de sistemas
> [...]

Putz, por que raios o CISL tá chutando contra o nosso gol? :-(

Serviço como Substituto de Software (a tradução de SaaSS, que é como o
RMS se refere a SaaS para denunciar o problema) é uma forma de cercear a
liberdade do usuário de maneira ainda mais limitante que o software
privativo, podendo inclusive (ab)usar de Software Livre para tanto.

A não ser que a palestra pretenda criticar essa prática (o que juro que
não parece pelo resumo), tá fazendo gol contra :-(

https://www.gnu.org/philosophy/who-does-that-server-really-serve.html

Parece que ainda não há tradução deste texto para português.

Se eu traduzir, será que o CISL distribui para os presentes, para pelo
menos fazer um contraponto para reflexão?

Se não der tempo de fazer a tradução, eu escrevi em português,
metaforicamente, a respeito disso, na Revista Espírito Livre:

http://www.fsfla.org/blogs/lxo/pub/isca-anzol-rede

Tenho uma palestra a respeito do tema, com o mesmo título.  Será que o
CISL me proporcionaria direito de resposta, para denunciar Software como
Serviço como prática incompatível com a liberdade de software?

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer