[PSL-Brasil] o alto custo da liberdade no Brasil

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Sábado Janeiro 31 12:12:31 BRST 2015

prezad em s, boa tarde.

dia desses comentei com alguns companheiros sobre
como custa caro para as pessoas conseguirem usar
tudo livre no Brasil. Apesar do argumento mais comum
em prol do sofware livre estar focado na redução de
custos, quando se trata de pessoas este cenário
muda completamente.

por exemplo, um celular com firefoxOS aqui custa
bem mais que o dobro do que na gringa.E mais caro
que um windows fone comprado aqui com configurações
bem parecidas. Aliás, há algum problema com o firefoxOS?
Porque não vejo quase ninguém citando ele como opção
para mobiles por aqui.

e os computadores que vem com gnu/linux atualmente
custam mais caro que a mesma configuração com o
windows. O Chico me falou que é porque tem mais
escala de produção e porque são subsidiados. O preço
menor por escala é compreensível, mas por que o subsídio
é somente para proprietários? qual é a justificativa
do governo para excluir computadores com gnu/linux
deste subsídio?

confesso que quando achei essa página aqui:

http://linuxpreloaded.com/

fiquei com inveja de quem mora nos EUA, Europa ou
Austrália. Tem até lojas que enviam pra cá, mas o
problema é que o custo dos impostos torna a compra
acessível só pra quem tem grana sobrando, ou seja,
a grande maioria dos mortais. E ter de entrar
numa batalha judicial pra receber de volta o custo
do windows de um computador que veio com ele
não é uma idéia nem um pouco atrativa, pois
demanda tempo, ou seja, grana também. Mas
que outra maneira se tem de mostrar pro nosso
mercado que o gnu/linux nos interessa?

mesmo quando se vai instalar uma distro
para reaproveitar uma máquina antiga se
consome bastante tempo, sem falar na energia,
pois máquinas antigas costumam gastar bem mais
que as novas.

semana passada fiz uma instalação na máquina
do meu pai que tinha windows XP e sequer tinha
leitor de DVD, só disquete e CD. Fiz então pendrives
bootáveis, testei mint (nem carregou), trisquel
(demorava muito a carregar e não reconhecia
a usb wireless), puppy (não carregava a interface
gráfica), Tiny Core (não reconhecia a usb wireless)
e Lubuntu (a única na qual consegui fazer funcionar
tudo, então que vá praquele lugar quem achar que
deve me encher o saco por ela ser uma distro
baseada no ubuntu).

um amigo foi bem taxativo ao comentar sobre
estas questões comigo: "sou muito pobre para
conseguir utilizar tudo livre". Não é um discurso
vitimista, mas a constatação de uma realidade.
E se a coisa continuar assim aqui no Brasil,
a tendência é que o movimento fique cada vez
mais elitista e ensimesmado.

por isso acredito que seja muito importante entender
porque computadores com gnu/linux não são subsidiados
como são os com windows. E tentar buscar uma solução
para esta situação em que nos encontramos. O gnu/linux
não precisa ser "popular", mas tem que ser acessível.

saludos,

.f4bs
.
.