[PSL-Brasil] o alto custo da liberdade no Brasil

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Janeiro 31 23:13:45 BRST 2015

On Jan 31, 2015, Raniere Silva <raniere em riseup.net> wrote:

> Olá Fabianne,

> Até onde eu sei os notebooks mais livres que você consegue comprar hoje em dia são
> http://shop.gluglug.org.uk/product/libreboot-x200/ e
> https://www.crowdsupply.com/purism/librem-laptop.

Rapaz, x60 e x200 usados dá pra comprar no Brasil fácil e barato, e
ainda são máquinas bastante boas.  Instalar libreboot no x60 é tranquilo
(no x200 é bem mais trabalhoso e exige hardware especializado), daí dá
pra trocar a placa de wifi se precisar (paguei R$10 por uma ath5k pro
x60), botar mais memória se quiser (não vi preço ainda, não vou expandir
já), e pronto, uma bela máquina, super robusta, a preço bem menor que
qualquer das (al)gemas que você encontra nas lojas grandes hoje em dia.

> Em termos de liberdade, sim. Você precisa de alguns blobs para que o celular
> funcione adequadamente.

O Panaggio tinha falado de fazer uma versão 100% livre (como Replicant
está para Android), mas não sei se foi pra frente.  O difícil é achar
qualquer celular compatível com as noções de liberdade, considerando que
a pilha GSM, para interoperar com as redes públicas, precisa (por
exigência das patentes licenciadas pelo consórcio) necessariamente ser
software privativo.

Aí, pra quem quer um computador com conectividade GSM sem um pingo de
software privativo, fica complicado.

Se tolerar software privativo pré-instalado e não modificável
remotamente ("equivalente a um circuito de hardware"), dá pra encontrar
um ou outro que até roda a pilha GSM como periférico, idealmente isolado
do restante do computador, mais ou menos como se fosse o firmware de uma
interface de rede sem fio externa: está lá, até vê seus dados e pode até
manipulá-los ou sabotar você com negação de serviço, mas o perigo maior
é que, bom, pode receber e atender ordens da rede sem fio.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer