[PSL-Brasil] Uso do termo FLOSS!

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Domingo Junho 28 12:28:15 BRT 2015

> [...]
>

> Os significados ideológicos beiram o antagonismo: OSI é pró mercado
> enquanto Software Livre é pró usuário.

está muito longe de ser tão simples assim diferencia-los, e nesse ponto
acredito que todos nós por aqui somos n00bs. Primeiro porque temos o
péssimo costume de comparar diretamente elementos de naturezas diferentes.
Se a OSI é uma instituição, então deveria sem comparada a outra instituição,
como por exemplo, a FSF.

e se o software livre é tomado como movimento, deveria ser comparado
a outro movimento, que é o de código aberto. Essas instituições podem até
parecer serem representativas dos dois movimentos, mas com certeza não
são a sua totalidade. Isso porque conheço muita gente que é do movimento
do sofware livre mas não é da FSF, e inclusive tem críticas severas a esta
instituição. O mesmo posso dizer de pessoas  que são do movimento de
código aberto. A FSF pode estar contida no movimento do Software Livre,
assim como a ASL. Mas nem FSF nem ASL contém este movimento,
que é muito maior e muito mais complexo do que a nossa vontade
de verbalizar essas diferenças pode alcançar.

segundo porque o conceito do que seja um movimento pró usuário é
extremamente relativo. Isso porque um software pode ser pró usuário
do ponto de vista dele ter acesso ao código, mas contra o usuário
do ponto de vista da usabilidade: de que adianta o usuário ter acesso
ao código se simplesmente não consegue usar o software para executar
suas tarefas? ou até consegue, mas tendo que aplicar o dobro do tempo
em sua execução?

é uma falácia dizer que o software livre é pró usuário tanto quanto
é uma falácia dizer que o software proprietário tem mais usabilidade
que o sofware livre.

e se mercados dependem de usuários, diferenciar desse jeito deixa o
imbróglio
todo ainda mais confuso e não nos permite perceber a complexidade real
dos problemas que enfrentamos na adoção de soluções livres. Se é para as
pessoas pensarem mesmo, não deveríamos ser tão reducionistas assim.

dia desses estávamos comentando sobre o lançamento do Atom e surgiu
na conversa o fato de que muitos desenvolvedores de SL tem utilizado o
Sublime, ou seja, estão usando software proprietário para desenvolver
seus códigos livres. E por que será? Minha humilde opinião é que a
produtividade deles com o sublime lhes permite terminarem suas tarefas
com mais tranquilidade e rapidez. E que isso, para eles (e provavelmente
para a grande maioria dos mortais existentes sobre este planeta) é mais
importante que ter acesso ao código daquela ferramenta que utilizam para
construir essas outras ferramentas. Mas isso porque, pelo que entendi,
eles confiam no desenvolvedor. Porque confiam que ele não coloca ali
nenhum código malicioso e que possa invadir a privacidade dos dados
de alguém. E também porque o desenvolvimento da ferramenta é
super-ativo, respondendo prontamente aos bugs encontrados e às novas
necessidades apresentadas.

porque o software, neste caso, não se configura como um fim, mas como
um meio. O software, do ponto de vista do usuário, sempre foi meio.
E o erro dentro do movimento do software livre está em trata-lo como
sendo um fim: basta que seja livre que está tudo bem. É esse tipo de
abordagem que está totalmente equivocada e que fica nos fazendo
patinar eternamente sobre questões que já deveriam estar superadas
faz um bom tempo. Oxalá possamos finalmente dar um passo adiante.

.