[PSL-Brasil] Uso do termo FLOSS!

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Sábado Junho 27 23:25:29 BRT 2015

Olá Márcio,

> o que estou procurando e um termo que englobe em uma mesma palavra os dois
> termos "Free Software" e " Open Source" !

Cada um deles tem um significado técnico, legal e um outro ideológico. Sendo super sintético:

Os significados técnicos são tão similares que é preciso usar um microscópio para diferencia-los. Tanto que alguns dizem não haver diferença alguma.
Os significados legais são visivelmente diferentes graças a permissividade das licenças OSI. No simples: as licenças OSI permitem fechar código, enquanto as licenças GPL não.
Os significados ideológicos beiram o antagonismo: OSI é pró mercado enquanto Software Livre é pró usuário.

Portanto não vejo a menor utilidade em buscar um termo que englobe os dois termos, afinal de contas para que serve juntar tantas coisas diferentes sob um mesmo "nome"?

Militantes de Software Livre não gostam dessa tentativa de misturar tudo, pois ela enfraquece o conceito ideológico do Software Livre. Acho que o melhor exemplo disso é o termo "Linux" sendo utilizado como uma palavra que significa um sistema operacional GNU+Linux. A retirada do componente GNU do nome, enfraquece a discussão ideológica e favorece a técnica pró mercado, suavizando e até ocultando a presença de software não livre no kernel linux. Entende?

Então faça um favor aos dois movimentos: mantenha os dois termos bem separados e explique para as pessoas as diferenças entre eles. Estamos precisando deixar essas diferenças mais evidentes e não ajudara confundir as pessoas achando que "Free Software" e " Open Source" são a mesma coisa.

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br