[PSL-Brasil] Uso do termo FLOSS!

Luciana Fujii luciana em fujii.eti.br
Segunda Junho 29 11:25:14 BRT 2015

On 27/06/15 21:49, Marcio Junior Vieira wrote:
> me expressei mal mas e sobre a frase abaixo que falo:
>
> "As licenças a seguir são licenças de software livre, mas não são
> compatíveis com a GNU GPL:"
>
> A compatibilidade entre eles não bate na 4 lei GPL/GNU e variações X
> BSD/OSI e Variações
>
> Os Softwares BSD /Apache são sempre chamados de "Open Source" e os
> GPLs "Free Software"

Não. Eu chamo todos os softwares que são livres de software livre, isso
demonstra o lado que importa pra mim. Até onde eu percebo o Stallman
também usa sempre o termo Free software pra se referir a softwares
livres, mesmo que os projetos originais usem o termo Open source.

> mas resumindo !
>
> o que estou procurando e um termo que englobe em uma mesma palavra os
> dois termos "Free Software" e " Open Source" !

As pessoas usam FLOSS pra se referir a software de vez em quando,
algumas vezes porque não querem tomar partido, porque acham Free
Software e Open Source nomes ruins (ambos são ambíguos), ou porque
simplesmente gostam mesmo. Acho que pra software faz sentido em inglês,
mas pra movimentos eu concordo com o Anahuac que são bastante distintos.
E, em português, não existe a ambiguidade de livre com grátis enquanto
aberto continua bem ambíguo.

Um abraço,

Luciana Fujii