[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Marcelo Akira Inuzuka akira em marceloakira.com
Sexta Março 13 09:29:54 BRT 2015

On 12-03-2015 21:14, anahuac em anahuac.eu wrote:
> Sei que devo estar torrando o saco, mas nesta lista somos aproximadamente 172 pessoas inscritas.
> Esta é a lista de Software Livre do Brasil.
> Temos um pouco mais de 60 assinaturas na petição em http://www.anahuac.eu/flisol/
> Sabe o que isso significa? Nada.

Gostaria de discutir algumas premissas, que acredito e defendo:

1 - Toda pessoa têm o direito de escolha de suas próprias restrições a
liberdade (prisões), desde que não afetem a liberdade de outras pessoas;

2 - Não cabe a uma pessoa discriminar outra pelas suas escolhas de
liberdade ou não-liberdade. Agredir, menosprezar, discriminar,
ofender, perseguir, ridicularizar são atos inaceitáveis.

3 - No sentido de promover o diálogo e a construção da liberdade, as
pessoas podem livremente exprimir suas ideias, dialogar, criticar, sem
menosprezar pessoas ou grupos. O debate deve-se limitar a dimensão
ideológica, separada da dimensão pessoal e física. A defesa de uma
ideia em geral pode levar a excessos e a tolerância deve sempre
prevalecer para que se mantenha o respeito e a paz.

Essas premissas estão corretas? Caso sim, baseado nelas, proponho o
seguinte:

1 - Que cada coordenação de FLISOL, vote a adoção de uma regra de
não-instalação de software não-livre, inclusive o Ubuntu ou Linux Mint.

2 - Caso a coordenação diga SIM a proposta, a equipe de instalação NÃO
poderá instalar softwares não-livres. No entanto, caso a pessoa decida
instalar software não-livre, não será a equipe do evento que irá
impedi-la, será advertida dos malefícios do software não-livre. Cabe
ao ajudado trazer seu próprio CD ou pendrive de instalação.

3 - É permitido e incentivado que usuários levem seus sistemas
operacionais privativos - Ubuntu ou Windows, por exemplo, e recebam
suporte para instalação de aplicativos livres. As pessoas que pedirem
ajuda não serão discriminadas, nem forçadas a substituírem seu sistema
operacional.

3 - Que a coordenação informe que não haverá qualquer bullying ou
discriminação contra usuários de softwares não-livres. No entanto, o
debate ideológico, sadio e sem excessos podem e deverão existir. Todos
usuários serão acolhidos, especialmente aqueles que não conhecem ou
não dominam software livre.

Já antecipo meu voto: esta escolha pelo SIM leva a mais pontos
positivos do que negativos: conscientização, alinhamento ideológico,
protesto pacífico e aprendizado. Há muitas alternativas de softwares
livres com excelente usabilidade que precisam de mais divulgação. A
comodidade de alguns softwares não-livres não justificam a perda de
liberdade. Os desafios são enormes (UEFI, SecureBoot, etc), mas toda
dificuldade se tornará uma aprendizado, assim como sempre foi nos
primeiros Install Fests.

Estou enviando esta proposta de encaminhamento a coordenação do
FLISOL. Eles possuem total autonomia e mérito de decidirem. O recado
já foi dado e temos que dialogar, aumentar o número de assinantes da
petição não trará resultados práticos. O efeito tem sido de segregação
entre colaboradores, de puristas e não-puristas, acho que este não é
um bom caminho.

Abraços,
- --
Marcelo Akira Inuzuka