[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Sábado Março 14 19:52:46 BRT 2015

Ole,

> caros

> raramente me manifesto sobre esse assunto por escrito... por ser meio
> dividido ao respeito.
> de um lado, vejo a filosofia fundamental do SL e liberdade - no outro vejo,
> os que nos tentamos convencer...
> pular o corrego eh facil... pular o rio pode ser bem mais deficil, pelo menos
> para a maioria...
> penso que a camarada que chegou com um sistema proprietaria e saiu com um
> sistema pelo menos parcialmente livre - e funcional (pois senao, vira a
> esquina e reformata) - eh melhor do que nada.

Infelizmente não é melhor.
Faz uns 8 anos apostamos, como comunidade nesse argumento. Aceitamos que o sistema operacional fosse chamado de "Linux", aceitamos termos como FOSS, aceitamos a inserção de códigos não livres no kernel e me diversos outro Software, e fizemos "vista grossa" para tudo isso em nome desse "eh melhor que nada". Além disso aceitamos um viés tão mercantilista para o Software Livre que o termo virou sinônimo de Código Aberto no consciente coletivo. Aceitamos também as imposições dos fabricantes de hardware de maneira dócil.
Tudo isso para aumentar a popularização do Software Livre.

O problema é que aceitamos tanto, cedemos tanto que hoje, falar em Software Livre é considerado radicalismo pelos próprios ativistas do Movimento Software Livre (sic). Cedemos tanto que pedir que um evento que se propõe a instalar Software Livre, de alguma forma conquistou o direito de instalar software não livre, sem nem mesmo ser questionado.

Querido Ole, não há mais margem para ceder. Jpa cedemos tudo o que o bom censo possa justificar. Se alguém quiser criar um evento de instalação de software quase livre, alternativo ao Windows ou qualquer coisa que o valha, perfeito, este é um país livre. O que não podemos mais aceitar docilmente é que o nome Software Livre seja usado para instalar e promover software não livre.

Tudo o que estou pedindo é coerência.

> o mundo nao eh discreto - com o suficiente de bits, podemos serem quase 100%
> continuas - considero '0 ou 1', menos fertil do que 0 a 1.

É, sei que você é íntimo dos números, então nem vou me arriscar a fazer uma analogia com eles, certamente minha equação ou lógica será zero.
Apenas preciso que você repense: não é "ou" é apenas "é". Software Livre é.

Alguém pode fazer e organizar um FLIBUNTU, FLIOUTROS ou FLIOSI, mas no FLISOL, deveríamos manter e cuidar do Software Livre.

> bom, so isso.

Só, tudo isso.

> Life is a mystery to be lived - not a problem to be solved...

Mistérios sem solução são esquizofrenias.

> 0le

Anahuac

> hfmlacerda em yahoo.com.br > :

> --
> /////
> ( O O )
> =================oOO==(_)==OOo=================
> Every day and every hour, I'm Learning more
> The more I Learn, the less I Know about before
> The Less I know, the more I want to Look around
> Diggin' deeper into Higher Ground... UB40
> [...]

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br