[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Ole Peter Smith ole.ufg em gmail.com
Domingo Março 15 06:57:41 BRT 2015

PREMATURE SEND!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! merda de gmail [nao livre]....

Gostaria de deixar claro, que nao estou discutindo suas conclusoes sobre o
ubuntu. ou seja nao descordo das suas conclusoes, mas, sim, das
estrategias...

abandonei o uso deste, faz anos - na epoca, por outros motivos;
principalmente quando ao lado de stanzas de desenvolvimento: frequencia de
atualizacao. creio o stanza de desenvolvimento cauteloso do debian mais
sustentavel. o que nos afeta, principalmente quando ao suporte do hardware,
os laptops sendo ponto critico.

minha conclusao ao respeito de justificabildade do ubuntu: facilidade de
instalacao.

Ja chegei ao ponto de ter um ubuntu instalado no meu laptop, na epoca novo.
nunca chegei a usar, pois me resolvi no debian - a distribuicao que chegei
a reconhecer/usar, como o meu distro de preferenciab (razoavel nivel xiita
SL, em conjunto estabilidade).

Tmbm ja foi coordenador de labs, e relato: nao compreendo o argumento para
o uso do ubuntu... facilidade eh o argumento do noivato, gerenciabilidade
do administrador.

Agora, quando ao eventos. Considero que tem eventos  'isolados' - e temos
os eventos concvorrentes, flisol, podemos ate incluir dia debian, software
freedom day. Os ultimos sendo mais 'inclusivos', mas em busca de inclusao...

Faco uma volta no FISL, Latinoware, FGSL (permite-me, hehehehe...) e outros
eventos SL. Vejo terminais de ubuntu...

Vejo, tmbm, um monte de camaradas usando, sim 'incoerentemente' como vc
diz, aplicativos muito bacanas SL (latex heheheherh, gimp, inkscape,
blender), mas em cima do ubuntu.....

eu vou taca-los 'nao SL'? para fazer o extremo: o que prefere, usuario do
ruindows usar corel ou inkscape?

concordo plenamente na sua argumentacao, que se descartamos como
'defensores de SL', todos os usuarios que baseia-se em ubuntu, SL esta
morto... conclusao: pq estamos aqui ainda??? ja morreu?

pessoalmente, lamentaria esse morte. e nao aceitaria como uma derrota...
pelo menos ainda.

mas qual seria as acoes, para circumventar o quadro? excluir essas pessoas,
esses atuantes, pelo menos engachados em divulgar softwares livres, como
nao SL? teria que discordar! pois seria excluir da causa um monte de
pessoas, que defende as consequencias filosoficas (humanas, educacionais)
dos 4 'principios de SL', que (creio), resume-se em 'compartilhamento dos
conhecimento que possuimos/ganhamos'.

pensando em nivel de eventos, e estrategias...

nao seria uma estrategia melhor para eliminar a praga do ubuntu, (1)  fazer
um frente aos grandes eventos de SL 'isolados', nao expor ubuntu aos
participantes e (2) convencer - e incentivar/facilitar - os 'semi SLs' usar
uma alternativa? para depois, chegar e 'proibir' (como se isso fosse
possivel... como se fosse possivel proibir drogas, hehehehe)?

Resumindo-me: concordo com suas conclusoes, nas descordo da conclusao que
ja morreu - e que tem esperanca pela causa.

 hoje mesmo, dei a 1a aula de uma disciplina no mestrado professionalizante
de (professores de) matematica. ja localizei uns alunos defensores da
'cultura SL'... mas, lamentavelmente, a minoria. ate os defensores,
dependentes do ubuntu...

qual sera minha estrategia?? excluir os defensores (pq sao viciados em
ubuntu) - e em consequencia perder o helo com a turma?

voltando para o lado filosofico se estarei exposto a escolher entre minha
[suposta] coerencia exclusiva, e a oportunidade de incluir, chamar pessoas
para a minha argumentcao - pelo menos parcialmente -  ficaria com o ultimo..

Mas admito, sim, que sou esquizofenico. e pior, multidimensionalmente (como
chama esquizofrenia em plural, hahahahha?) - ou como prefiro ver a coisa
(manter minha sainidade mental....), continuadamente...

agredito, que a nossa divergencia, esta em priorizar a fertilidade da visao
coerente vs a visao empatica.

Grandes []s, amigo anahuac, obrigado por ter pessoas como vc, fazendo-me
passar para essas reflexoes!!!

0le

> [...]
>           The more I Learn, the less I Know about before
>          The Less I know, the more I want to Look around
>              Diggin' deeper into Higher Ground...  UB40

                                                    /////
<http://www.mat.ufg.br/docentes/olepeter>  - ole at ufg.br
<http://mat.ufg.br>