[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Paulo Henrique Santana phls em softwarelivre.org
Segunda Março 16 16:22:37 BRT 2015

Olá, mandei esse email para a lista dos organizadores do flisol e agora vai pra PSL-Brasil. Então desculpem eventuais duplicações.

Lí todas as mensagens enviadas para a lista "psl-brasil" e para a "flisol-br" e fiquei assustado com a confusão gerada por várias pessoas que simplesmente não entenderam o contexto todo da petição.
A primeira coisa que percebi é que algumas pessoas por já ter tido algum "arranca-rabo" com o Anahuac no passado, são totalmente contrários a qualquer coisa que ele diga a respeito dessa radicalização em defesa do software live. Tudo bem, alguns o acham um provocador, um imbecil, um falso Stallman, uma pessoa que faz bulling, etc. Então, essas pessoas estão no seu direito de não gostar do Anahuac e por isso sinceramente não adianta tentar explicar o contexto da petição. Tudo que vier do Anahuac será ruim, ponto.

A segunda questão é bastante clara: quem gosta do Ubuntu, ou acha que a Canonical e o Ubuntu não são um mal o software livre, com certeza absoluta não irá concordar com o texto porque ele é realmente bastante agressivo com a empresa e o SO. Nesse ponto, nunca haverá um consenso dentro da comunidade de software livre, e eu acho uma perda de tempo tentar convencer as pessoas do contrário. Como foi dito por alguém antes, é quase como criticar a religião ou o time de futebol do outro. Cada um acredita naquilo que bem entende. Alguns acreditam que a expansão do SL se deu graças ao Ubuntu, e outro acreditam que o Ubuntu está acabando com o SL.

O terceiro ponto é que eu achei estranho e que me preocupa. Algumas pessoas colocarem que a petição quer impor alguma coisa, ou que é um censura a quem quer instalar Ubuntu. Pessoal, não pessoal :-) Não é uma imposição e muito menos uma censura. É uma chamada a reflexão ou na pior das hipóteses, uma provocação a discussão.
Se eu assinei a carta, eu não quero de maneira nenhuma impor a minha vontade sobre o pessoal que vai fazer as instalações em Itapipoca no Ceará. Eu acho que eles também deveriam assinar, mas se eles não querem, tudo bem, vida que segue, e tenho certeza que o FLISOL será bom aqui assim como lá.

Se você acha que o Anahuac quer impor a vontade dele ao pedir que os outros assinem a carta, talvez aí tenha sido um erro publicar a petição como um texto pessoal e não como de um grupo de pessoas. Se o texto fosse de um grupo, acredito que não haveria a personalização da ideia de que fulano ou beltrano quer censurar os outros.

O texto é bem claro quando diz "E qual é a sugestão?" e cita 4 sugestões.
a) Escolha uma distribuição GNU/Linux recomendada pela FSF
b) Sugerimos a distribuição Trisquel GNU/Linux
c) Permitam uma exceção de driver não livre usando o ndiswrapper...
d) Automatizem via script a instalação dos pacotes não livres mais comuns...

Não há imposição, não há punição para quem não aceitar as sugestões, não há críticas para quem não assinar. Há críticas sim (e bem fortes) a Canonical e ao Ubuntu. Se uma cidade resolver adotar tudo o que diz a petição e chegar alguém pedindo para instalar Ubuntu, é óbvio que esse visitante não será hostilizada. Por isso mesmo achei desnecessário precisar afirmar em outro texto que "as pessoas não sofrerão bulling". Onde na petição se sugere que as pessoas simpatizantes do Ubuntu sejam hostilizadas ou discriminadas?
Aliás, onde na petição diz que qualquer pessoa deverá ser obrigada a não instalar Ubuntu? Tudo não passa disso que já foi dito antes, "sugestões".

Não há nenhuma frase na petição dizendo: "eu concordo que todos os instaladores do FLISOL sejam obrigados a não instalar Ubuntu e que caso alguém instale, sofrerá as seguintes consequências..."

O que a petição indica claramente é que, quem assiná-la está concordando que ela (a pessoa que assinou a bendita petição) concorda em não instalar Ubuntu devido aos problemas mencionados no texto.
A petição não está conclamando a comunidade de SL brasileira a caçar usuários do Ubuntu para queimá-los numa fogueira :-) E nem a tocar fogo no notebook de alguém que tiver Ubuntu instalado.

Abraços e que o FLISOL seja um sucesso para todos nós, com ou sem Ubuntu :-)

--
Paulo Henrique de Lima Santana
Curador de Software Livre da Campus Party Brasil