[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Terça Março 17 22:57:46 BRT 2015

>  Galera,
>
> Em qualquer lugar que estejamos, sempre existirá aquele tem formas mais
> "agressivas" (e não acho que isso seja necessariamente ruim) de se
> manifestar do que outros. Na minha humilde opinião, essa pluralidade de
> discursos tem mais é que ser celebrada, pois só tem a fortalecer o
> movimento. Acredito que todos que assinam essa lista provavelmente querem e
> se importam a mesma coisa: o futuro do Software Livre.

o problema que percebo na maioria dessas formas mais agressivas,
Ramon, é a linguagem típica de um tipo de cultura que eu não gostaria
de ver sendo ainda mais fortalecida. Explico com as palavras
do mestre Maturana:

"[...] em nossa cultura patriarcal falamos de lutar contra a pobreza e
o abuso, quando queremos corrigir o que chamamos de injustiças
sociais; ou de combater a contaminação, quando falamos de limpar o
meio ambiente; ou de enfrentar a agressão da natureza, quando nos
encontramos diante de um fenômeno natural que constitui para nós um
desastre; enfim, vivemos como se todos os nossos atos requeressem o
uso da força, e como se cada ocasião para agir fosse um desafio.

[...]

Em nossa cultura patriarcal, estamos sempre prontos a tratar os
desacordos como disputas ou lutas. Vemos os argumentos como armas,
e descrevemos uma relação harmônica como pacífica, ou seja, como uma
ausência de guerra - como se a guerra fosse a atividade humana mais
fundamental."

Fonte:

http://pt.slideshare.net/augustodefranco/conversaes-matrsticas-e-patriarcais

.