[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Filipe Saraiva mail em filipesaraiva.info
Quarta Março 18 06:36:52 BRT 2015

Camaradas, pegando o gancho dessa subthread gostaria de partilhar minhas
posições e tirar algumas dúvidas.

No texto do Anahuac especificamente sobre o Ubuntu concordo apenas com a
crítica ao spyware. Por sinal, ele virá desabilitado no Ubuntu 15.04,
correto [1]? Se isso ocorrer não vejo motivo para o manifesto - ele saiu
um pouco tarde demais.

Minha visão é que as demais críticas, principalmente as relacionadas aos
blobs binários, poderiam ser expandidas para praticamente todas as
distros, como o Oliva comentou, exceto as recomendadas pela FSF. E aqui
entra a pergunta - todo mundo que assinou usa as distros recomendadas
pela FSF?

Eu não uso, por isso não assinei. Aqui é um típico caso de complicação
da vida do ativista de software livre que quer aumentar o número de
usuários do sistema. Softwares de código fechado são ruins e etc, mas
quando nos referimos aos drivers dos dispositivos é meio que uma escolha
entre usar ou não usar a placa wifi, o trackpad, a impressora, o leitor
biométrico, a mesa digitalizadora, essas coisas. O texto dá uma dica do
ndiswrapper e ela pode funcionar para as placas wifi, mas e os demais
componentes?

Isso não é uma defesa do software proprietário, é que apenas acho que a
forma do usuário resolver esse problema vem antes de instalar o
KDE/GNU/Linux =) - ele precisa se preocupar em comprar hardware
compatível com o sistema operacional. Se ele chega no FLISOL e o pessoal
instalar uma distro que não trabalhará com o hardware que ele já
comprou, ele vai abandonar o SO mais na frente.

E olhem que falo com experiência própria de alguém que teve que compilar
os softmodens do agere v92 e sm56 pra poder acessar a internet, e
durante vários anos levava junto com o notebook um cabo de rede de 15
metros porque não tinha drive wifi que funcionasse. =D

Deixo essas reflexões, abraços;

[1]
http://www.itworld.com/article/2856604/with-unity-8-ubuntu-will-bring-pure-linux-experience-to-mobile-devices.html

--