[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Carlos Alberto Teixeira Magalhães carlos.alberto.tm em gmail.com
Quarta Março 18 09:59:28 BRT 2015

Bom dia amigos. Gostaria de expor minhas minúsculas opiniões:

Creio que uma das estratégias para a difusão do Software Livre é o
incentivo para a entrada de novos usuários. Eu mesmo fiz isto com minha
mãe, quando ela não sabia nada de informática e, ao precisar de um PC para
seu comércio, eu o entreguei com o Xubuntu. Hoje, 5 anos depois, ela não
sente dificuldade em utilizar. Apresentei o Windows pra ela, e ela disse:
"Não gostei. Isto é muito difícil..." :)

Mas vejam: para eu conseguir incluí-la no ambiente do Software Livre, eu
precisei de uma distribuição fácil de usar e que suportasse todo o hardware
que eu tinha disponível. Aí que entra o comentário do Felipe Saraiva (com o
qual eu concordo) em relação ao hardware não-livre. Para mim, o Ubuntu
ganhou popularidade, também, por conta da incorporação destes drivers.

Entretanto, concordo totalmente com a crítica ao Ubuntu e seu spyware.
Também concordo em não utilizá-lo na FLISOL. Eu deixei de usá-lo antes de
eles lançarem isto. Deixei de usar por conta do desempenho e da usabilidade
do Unity, que nunca me agradaram. Hoje, utilizo o Xubuntu para desktops e o
Debian para servidores. Dois excelentes SO's.

Para não me alongar muito, acho que as distribuições "não puras" tem uma
função importante de inclusão digital e acho que deveriam ter um espaço
(não de destaque) na FLISOL. Já as distribuições indicadas pela FSF
poderiam ter um destaque maior, com explicações claras sobre as vantagens
de se usar um SO puramente Software Livre, para usuários um pouco mais
experientes.

Até mais.

Em 18 de março de 2015 06:36, Filipe Saraiva <mail em filipesaraiva.info>
escreveu:

> Camaradas, pegando o gancho dessa subthread gostaria de partilhar minhas
> posições e tirar algumas dúvidas.
>
> No texto do Anahuac especificamente sobre o Ubuntu concordo apenas com a
> crítica ao spyware. Por sinal, ele virá desabilitado no Ubuntu 15.04,
> correto [1]? Se isso ocorrer não vejo motivo para o manifesto - ele saiu
> um pouco tarde demais.
>
> Minha visão é que as demais críticas, principalmente as relacionadas aos
> blobs binários, poderiam ser expandidas para praticamente todas as
> distros, como o Oliva comentou, exceto as recomendadas pela FSF. E aqui
> [...]

Analista de Suporte III
Departamento de Informática - DI
Universidade Estadual do Ceará - UECE

*A aplicação pediu: "Requires Windows XP, Vista, 7 or better". Então eu
instalei Linux.*

*A Ciência da Computação nasceu para resolver problemas que não existiriam
se não fosse o computador.*