[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Quinta Março 19 00:33:01 BRT 2015

On Mar 18, 2015, Sergio Durigan Junior <sergiodj em sergiodj.net> wrote:

> Eu acho que o texto da petição contém algumas coisas meio complicadas.

+1

Também estou hesitante quanto a assinar a petição.  Não só porque o site
não me permitiu assinar sem ativar Javascript cuja procedência ainda não
analisei, nem por estar a favor de que se instale o Ubuntu (óbvio ;-) ou
contra a menção exclusiva ao Ubuntu, mas porque há ideias demais no
texto que somos convidados a assinar, e não estou certo de que eu esteja
inteiramente de acordo com todas elas a ponto de colocar meu nome ali.

Fica o toque para que o texto para a galera assinar embaixo seja *bem*
mais sucinto, mesmo que haja um manifesto, contextualização ou similar
no *convite* para assinar.

> [...]

>   comuns: codecs multimídia privativos, java, flash e outros, mas não
>   executem vocês mesmos. Deixem que as pessoas façam isso elas
>   mesmas. Elas são livres para escolher usar ou não software não livre,
>   o FLISOL e os ativistas do Movimento Software Live não são.

> Isso, pra mim, não é efetivo.  Na verdade, é tão nocivo quanto instalar
> o Ubuntu.  Mais "na verdade" ainda, eu faço uma relação direta entre
> essa recomendação e essa outra (fictícia):

>   e) Particionem o disco do computador da pessoa, mas não rode o
>   instalador do Ubuntu você mesmo!  Deixe a pessoa clicar no botão

Adorei sua comparação.  Ela torna muitíssimo claro o problema da
recomendação.

> Ainda na mesma linha, acho muito injusto colocar o Debian no mesmo
> "balaio" que o Ubuntu

+1

> mas só pra fazer uma defesa aqui, a distribuição é e sempre foi fiel aos
> ideais de Free Software (exceto pelo repositório nonfree, que é opt-in
> e na maioria das vezes não é necessário numa instalação).

O problema que resta, mesmo no Debian main, é que há pacotes, inclusive
módulos do Linux, que requerem software privativo (do non-free), e que,
portanto, deveriam estar no contrib e não no main.  Se estivessem onde
as próprias regras do Debian determinam, pelo menos o main estaria de
acordo com o Balizamento do projeto GNU para Distribuições de Software
Livre.

Certamente isso é um problema menos grave que a instalação de software
privativo e/ou espião mesmo quando o usuário pede pra não instalar.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer