[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Quinta Março 19 00:54:17 BRT 2015

On Mar 18, 2015, Filipe Saraiva <mail em filipesaraiva.info> wrote:

> aqui entra a pergunta - todo mundo que assinou usa as distros
> recomendadas pela FSF?

Por que isso é importante?  Se alguém diz "faça o que eu digo, não o que
eu faço", pode até ser hipócrita, mas concluir que o que a pessoa diz
nessa situação está errado não é uma inferência lógica válida
(tecnicamente, se diria que é uma falácia lógica, mas tem gente que
confunde toma isso como sinônimo mentira, então tenho tentado evitar
esse termo para não gerar ruído)

> Isso não é uma defesa do software proprietário, é que apenas acho que a
> forma do usuário resolver esse problema vem antes de instalar o
> KDE/GNU/Linux =) - ele precisa se preocupar em comprar hardware
> compatível com o sistema operacional. Se ele chega no FLISOL e o pessoal
> instalar uma distro que não trabalhará com o hardware que ele já
> comprou, ele vai abandonar o SO mais na frente.

+1

Minha sugestão: "este computador é incompatível com a sua liberdade;
quando você for comprar outro, estou à disposição para ajudar; leve este
DVD/pen-drive vivo (com Trisquel, BLAG ou similar) à loja e verifique se
tudo funciona antes de comprar; se quiser minha ajuda para escolher o
computador ou para fazer a instalação depois, esses são meus contatos.
e todo ano tem flisol!"

Contraste com: "olha, seu computador exige software privativo, então
instalei porque não tem jeito de evitar"

Qual dessas leva uma mensagem mais clara sobre a seriedade do movimento
e do flisol pro visitante?

Qual delas dá mais chance de que a pessoa se una a nós na luta pelas
liberdades de todos os usuários de software?

IMHO, a primeira pode até não dar em nada, mas a segunda praticamente
garante que não vai dar em nada.  Você pode até ganhar um usuário de
software livre que aprendeu que software privativo deve ser aceito
quando não dá pra evitar, mas por que esse cara ia se levantar pra lutar
com a gente, se a primeira mensagem que deram pra ele é de que instalar
software privativo não tem problema?

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer