[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Março 21 01:50:07 BRT 2015

On Mar 21, 2015, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> wrote:

> vou responder como se fosse pra mim porque penso como o Paulo:

Pô, não adianta nem a gente disfarçar? :-D

> como assim, tudo que tem Linux não é livre?

Não é bem isso, né.  Mas dizer que vai instalar Linux, ou GNU/Linux, não
equivale a dizer que vai instalar Software Livre, porque afinal de
contas, só de instalar o Linux já vem Software não-Livre.  Pra ter um
GNU/Linux Livre, precisa limpar.

> é meio óbvio porque não, a máquina está limpa, sem
> droga nenhuma, já passou pela abstinência.

Opa.  Mas e se em vez de Windows for Ubuntu, ou Fedora, ou coisa assim,
por que não vale o mesmo argumento?  A máquina está limpa, por que vai
instalar droga?

E se vai instalar um montão de droga junto com um montão de Software
Livre, por que não instalar Windows e toneladas de aplicativos Livres
que funcionem com ele?

> porque não ué, porque deixaríamos de instalar gimp, inkscape e vlc?

Não entendi.  Alguma coisa na nossa comunicação parece que deu errado.

Nos dois caminhos que apresentei para o segundo cenário se instalariam
esses programas.  Num, eles seriam instalados como aplicativos Windows.
No outro, como aplicativos GNU/Linux rodando na máquina virtual.

> não entendi o teu ponto aqui.

O meu ponto era questionar o aparente objetivo de instalar GNU/Linux a
qualquer custo, mesmo quando isso traia o objetivo de instalar somente
Software Livre.

> olha, eu participo do FLISOL faz um bom tempo, acho que
> desde o seu início, e não lembro dele ser muito diferente do que
> é hoje.

O que foi mudando foram as distros populares.  O FLISOL só não atentou
para o problema até já ter sido cooptado, como boa parte da comunidade
Software Livre.  E agora a resistência é tão grande que quem ousa
questionar a incoerência apanha :-(

> alguém comentou em algum lugar que parece que a FSF não
> reconhece o FLISOL como evento de SL, não sei se isso procede,

Meio óbvio, né?  Um evento que BRIGA pra traficar software privativo não
pode ser um evento de Software Livre.  Tipo, o evento não aceita a
filosofia do movimento, e faz questão de divulgar e promover uma
filosofia de aceitação do software privativo "quando não tiver outro
jeito".  Isso nunca foi movimento Software Livre.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer