[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Quinta Março 19 18:25:53 BRT 2015

[...]
> A parte mais importante da sua pergunta ficou faltando.  Melhor para
> quem?
>
> Melhor para o movimento Software Livre e para a coerência do FLISOL,
> claro que é.

não acho melhor para o movimento do software livre deixar
um usuário continuar usando um software proprietário
só porque parte do hardware dele é incompatível com
os softwares livres existentes atualmente.

FLISOL é pra instalar software livre, não é? Então!
Se não instala nenhum, aí é que não cumpre com
o seu objetivo principal.

Como já comentei antes, também discordo que a
postura de instalar drivers proprietários deva ser considerada
uma promoção dos mesmos. Sim, são remédios ruins, e
sim, tem efeitos colaterais ruins. Mas é o caminho
que se tem pra aliviar os efeitos da abstinência,
senão ele com certeza vai voltar para a droga.
E achar que ele vai comprar um computador novo
só porque aquele é incompatível com a liberdade
dele não é nem uma utopia, é uma ilusão, ainda mais
em um país onde os hardwares custam tão caro.
Algumas pessoas podem até se sentir ofendidas
com a sugestão desse tipo de coisa: "Como assim
eu poupei tanto para ter uma máquina superpower
e vem esses caras e me dizem que ela não
é adequada pro GNU/Linux?"

Por isso não entendo como pode ser considerado
melhor para o movimento do SL um usuário voltar
com seu windows pra casa quando se tem a opção
de livra-lo de pelo menos 90% de sua dependência.
Isso sim que pra mim é incoerente.

.