[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Rodrigo Robles rodrigoaugustorobles em gmail.com
Sexta Março 20 22:15:09 BRT 2015

Hmmm

Gostaríamos de fazer instalações 100% livres, mas nem sempre é possível.

A hipótese de que nenhuma distro boote é bastante improvável, isto nunca
aconteceu comigo nem com ninguém que eu conheça.

A hipótese de que nenhuma distro boote exceto Ubuntu também é bastante
remota.

O que vai acontecer na prática é que em situações em que o hardware exigir,
devemos apelar para blobs binários.

Faremos instalações 100% livres ONDE POSSÍVEL e instalações não tão livres
QUANDO NECESSÁRIO.

Mudando um pouco o foco da discussão, devemos planejar a eliminação dos
blobs binários "necessários".

Que me desculpe a Fabs pelo uso da linguagem militar, mas devemos
"identificar e destruir".

A organização do FLISOL pode se comunicar com as sedes para identificar os
hardwares problemáticos. Cada instalador pode registrar sua experiência com
tais hardwares.

Com estas informações em mãos podemos planejar ações para eliminar estes
blobs, contatando os fabricantes, fazendo engenharia reversa, escrevendo
novos drives.