[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sexta Março 20 21:42:40 BRT 2015

On Mar 20, 2015, Paulo Henrique Santana <phls em softwarelivre.org> wrote:

> não concordam com a sugestão do Oliva de "radicalizar" e só
> instalar apenas e unicamente softwares livres nos computadores dos
> visitantes.
> Há imensa maioria defende que é necessário flexibilizar e instalar
> GNU/Linux de uma forma que o visitante saia com o computador
> funcionando perfeitamente, mesmo que isso signifique abrir excessões
> para softwares que não seguem as 4 liberdades da FSF.

Peraí, por que raios instalar GNU/Linux?

Seguindo sua sugestão de adequar o nome, se o objetivo é instalar
GNU/Linux, não deveria ser FLIGL?  Aí não deixaria dúvidas sobre o
objetivo de instalar software privativo (afinal, Linux não é Livre há
mais de 20 anos!)

Agora, enquanto é FLISOL, para não vender gato por libre, deveria
instalar Software Livre.

Quanto a flexibilitar e instalar o que quer que seja de forma que o
visitante saia com o computador funcionando perfeitamente...

Cenário 1:

Que tal se chega um sujeito com o computador zerado, disco novo vazio,
aí você bota um pen-drive de uma distro, e outra, e outra, e nenhuma
delas nem boota?

(seja por Boot Restrito, seja por falta de driver; o motivo é irrelevante)

Como faz?

Na minha concepção de instalação de Software Livre, não há o que fazer.

Na concepção de FLISOL que você parece promover, instala-se Windows,
para que o viistante saia com o computador funcionando perfeitamente, e
aí, só pra não dizer que não instalou GNU/Linux, bota um VMWare e
instala um Ubuntu como máquina virtual.

É isso?  Se não, por que não?  Não instalou só o mínimo de software
privativo necessário para tudo funcionar perfeitamente?

Cenário 2:

Que tal se chega um visitante com Windows instalado, e você bota um
pen-drive de uma distro, e outra, e outra, e nenhuma delas nem boota?

(de novo, o motivo é irrelevante)

Como faz?

Na minha concepção de FLISOL, de instalação de Software Livre,
instalam-se Firefox, LibreOffice, Inkscape, Gimp, VLC, Cygwin, e sei lá
quantos outros aplicativos livres que funcionem no Windows.

Na concepção de FLISOL que você parecer promover, de instalação de
GNU/Linux, remete-se ao caso anterior, só não tendo de passar pela
instalação do Windows.

É isso?  Se não, por que não?

> Quem sabe pode ser criado um segundo evento chamado:
> FLISSOL - Festival Latino-americano de Instalação SÓ de Software
> Livre, ou FLISSOLM - Festival Latino-americano de Instalação SÓ de
> Software Livre MESMO!
> :-)

Essa sugestão é falaciosa, puxação de sardinha mesmo!  É quem insiste em
instalar Software não-Livre que deveria criar um evento com proposta
compatível, tipo FLISOLENL, FLIGN, FLIUbuntu, FLIWindows, ou o que quer
que queiram fazer.  Senão, cooptaram o FLISOL.  Como vêm cooptando o
Movimento Software Livre.  Né?

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer