[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Paulo Henrique Santana phls em softwarelivre.org
Sexta Março 20 14:07:40 BRT 2015


Olá, vou copiar aqui o que acabei de mandar para a lista do "flisol-br":

Acredito que está na hora do FLISOL (ou pelo menos o FLISOL Brasil) ter uma carta de princípios sobre o que é "Instalação de Software Livre".
Lendo as opiniões dá para ver que 99% das pessoas envolvidas com o FLISOL não concordam com a sugestão do Oliva de "radicalizar" e só instalar apenas e unicamente softwares livres nos computadores dos visitantes.
Há imensa maioria defende que é necessário flexibilizar e instalar GNU/Linux de uma forma que o visitante saia com o computador funcionando perfeitamente, mesmo que isso signifique abrir excessões para softwares que não seguem as 4 liberdades da FSF.

Então isso precisa ficar claro para que quando uma pessoa nova decidir se juntar ao FLISOL, ela não tenha dúvidas sobre o que se trata o evento, como foi o caso da Bárbara agora. E para essa discussão que aconteceu em 2013 na lista internacional do FLISOL e em 2015 na lista brasileira, não fique voltando toda vez que alguém provocar essa reflexão sobre o que de fato é o FLISOL.

E assim, não adianta a gente querer tapar o sol com a peneira, imaginar o que seria um FLISOL ideal só com softwares livres, se a imensa maioria das pessoas que estão envolvidas no processo não concordam com isso.

Quem sabe pode ser criado um segundo evento chamado: 
FLISSOL - Festival Latino-americano de Instalação SÓ de Software Livre, ou FLISSOLM - Festival Latino-americano de Instalação SÓ de Software Livre MESMO! 
:-)

Abraços,

-- 
Paulo Henrique de Lima Santana
Curador de Software Livre da Campus Party Brasil
Tim:  (41) 9638-1897
Vivo: (41) 9198-1897
Site: http://www.phls.com.br
Jabber: phls em jabber.org
Twitter: http://www.twitter.com/phls00
GNU/Linux user: 228719  GPG ID: 0443C450


More information about the psl-brasil mailing list