[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Sábado Março 21 00:04:35 BRT 2015

vou responder como se fosse pra mim porque penso como o Paulo:

> Peraí, por que raios instalar GNU/Linux?
>
> Seguindo sua sugestão de adequar o nome, se o objetivo é instalar
> GNU/Linux, não deveria ser FLIGL?  Aí não deixaria dúvidas sobre o
> objetivo de instalar software privativo (afinal, Linux não é Livre há
> mais de 20 anos!)

como assim, tudo que tem Linux não é livre?
então essa página é uma falácia?
http://www.gnu.org/distros/free-distros.html

> Agora, enquanto é FLISOL, para não vender gato por libre, deveria
> instalar Software Livre.

e instala mesmo, não vende nenhum gato por libre, vende o libre,
e se a máquina precisar do gato, vai vender o gato. Não no lugar
do libre, mas com a libre e SÒ SE PRECISAR, sem promoção ou
pramocinha.

.
> [...]
>
> (seja por Boot Restrito, seja por falta de driver; o motivo é irrelevante)
>
> Como faz?
>
> Na minha concepção de instalação de Software Livre, não há o que fazer.
>
> Na concepção de FLISOL que você parece promover, instala-se Windows,
> para que o viistante saia com o computador funcionando perfeitamente, e
> aí, só pra não dizer que não instalou GNU/Linux, bota um VMWare e
> instala um Ubuntu como máquina virtual.
>
> É isso?  Se não, por que não?  Não instalou só o mínimo de software
> privativo necessário para tudo funcionar perfeitamente?

é meio óbvio porque não, a máquina está limpa, sem
droga nenhuma, já passou pela abstinência.

sim, infelizmente a chance da pessoa voltar pra droga
vai ser grande, mas com certeza não somos nós que
vamos traficar essa droga pra ela.

.
> Cenário 2:
>
> Que tal se chega um visitante com Windows instalado, e você bota um
> pen-drive de uma distro, e outra, e outra, e nenhuma delas nem boota?
>
> (de novo, o motivo é irrelevante)
>
> Como faz?
>
> Na minha concepção de FLISOL, de instalação de Software Livre,
> instalam-se Firefox, LibreOffice, Inkscape, Gimp, VLC, Cygwin, e sei lá
> quantos outros aplicativos livres que funcionem no Windows.

na minha também.

> Na concepção de FLISOL que você parecer promover, de instalação de
> GNU/Linux, remete-se ao caso anterior, só não tendo de passar pela
> instalação do Windows.
>
> É isso?  Se não, por que não?

porque não ué, porque deixaríamos de instalar gimp, inkscape e vlc?
não entendi o teu ponto aqui.

> Essa sugestão é falaciosa, puxação de sardinha mesmo!  É quem insiste em
> instalar Software não-Livre que deveria criar um evento com proposta
> compatível, tipo FLISOLENL, FLIGN, FLIUbuntu, FLIWindows, ou o que quer
> que queiram fazer.  Senão, cooptaram o FLISOL.  Como vêm cooptando o
> Movimento Software Livre.  Né?

olha, eu participo do FLISOL faz um bom tempo, acho que
desde o seu início, e não lembro dele ser muito diferente do que
é hoje. Nunca vi ninguém deixando de instalar os blobs proprietários
caso a máquina precisasse deles para bootar. Então não acho que
o evento foi cooptado, uma vez que sempre foi assim, focado em
ajudar a libertar o usuário, e não em caçar software proprietário.

alguém comentou em algum lugar que parece que a FSF não
reconhece o FLISOL como evento de SL, não sei se isso procede,
mas se é isso mesmo, fazer o quẽ? é a vida, o Debian também
não é reconhecido como distro livre e nem por isso deixam de
fazer o seu trabalho em prol do software livre. O mundo é um
lugar ingrato mesmo, e o quanto antes se percebe isso menos
frustrado se fica.

.