[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Março 21 02:20:14 BRT 2015

On Mar 20, 2015, Rodrigo Robles <rodrigoaugustorobles em gmail.com> wrote:

> Gostaríamos de fazer instalações 100% livres, mas nem sempre é possível.

Portanto, não vamos nem tentar?

> A hipótese de que nenhuma distro boote é bastante improvável, isto nunca
> aconteceu comigo nem com ninguém que eu conheça.

Improvável, não é.  Você é um cara de sorte, ou tá com história de
pescador ;-)  Leia mais sobre o Boot Restrito.

> A hipótese de que nenhuma distro boote exceto Ubuntu também é bastante
> remota.

Vá lá; o carregador de carregador de boot assinado pela Microsoft que
Ubuntu inclui pra bootar em algumas máquinas com BIOS UEFI com Boot
Restrito é o mesmo que o Fedora usa.  Então o que funcionar numa vai
funcionar na outra também.  Já uma distro Livre de verdade, que queira
ter binários gerados inteiramente dos fontes por si mesma, sem nenhuma
mãozinha da Microsoft...

> O que vai acontecer na prática é que em situações em que o hardware exigir,
> devemos apelar para blobs binários.

Apelar é um bom termo ;-)

> Faremos instalações 100% livres ONDE POSSÍVEL e instalações não tão livres
> QUANDO NECESSÁRIO.

Promete?

Então vamos agora discutir quando é necessário?

> Com estas informações em mãos podemos planejar ações para eliminar estes
> blobs, contatando os fabricantes, fazendo engenharia reversa, escrevendo
> novos drives.

Enquanto ensinam usuários a tolerá-los, em vez de ensiná-los a não cair
na armadilha de novo?  Esse plano vem dando errado há 20 anos, e a
resistência em sequer considerar a instalação de distros realmente
Livres é evidência patente de quão errado isso vem dando.

Será que já não passou da hora de tentar algo diferente?

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer