[PSL-Brasil] Sobre petição FLISOL2015 sem Ubuntu

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Março 21 02:34:40 BRT 2015

On Mar 20, 2015, Paulo Henrique Santana <phls em softwarelivre.org> wrote:

> Sim, tudo isso é uma contradição e a mensagem foi para provocar mesmo
> a reflexão de todos nós :-)

:-)

> Sim, é uma contradição, mas essa é a realidade.

Ainda bem que ainda existem pessoas que não se conformam com realidades
insatisfatórias e se desdobram para tentar melhorá-las apesar das
dificuldades, né? :-)

> Tanto é que não vi até agora nenhuma sede do FLISOL concordar com a
> sua proposta de não instalar de forma alguma software não livre.

Bom, surpreendente que seja, isso já aconteceu em anos anteriores, se
bem me lembro na Argentina e no Equador.  É um começo.  Mas o FLISOL
parece que se orgulha de marginalizar os que fizeram isso e os que
continuam tentando fazer.  Um lindo exemplo de inclusão digital *em*
membros do movimento Software Livre.  No sentido proctológico da
inclusão digital :-(

> Olha, pelo pensamento da maioria, não duvido que um dia isso possa
> acontecer, afinal "o importante é sair usando Linux" :-)

Festival Latinoamericano de Instalação do Software Linux, então? :-)

:-(

Só pra deixar claro que instalar *BSDs não é aceitável!  (mas por quê?!?
ué, óbvio, porque não é Ubuntu!)

> Oliva, eu não estou tentando promover nada, é ISSO o que acontece hoje.
> Como disse antes, minha mensagem é uma provocação a realidade.

A minha também.  A contradição na posição sustentada é evidente, com
esses exemplos, não é?  Se é pra instalar software privativo, só o
suficiente pra máquina funcionar 100%, a conclusão derradeira é que se
instale Windows, afinal as máquinas e os drivers são feitos para esse
sistema funcionar 100%, e os outros dependem de engenharia reversa.

> Novamente, eu não estou tentando promover nada, mas é isso que 99% das
> pessoas parecem acreditar.

E aí eu volto à pergunta pra F4bs: como proceder para arrumar isso sem
fazer inimigos e se tornar impopular? :-)

> Meu email teve o objetivo de provocar mesmo, só não considere que eu sou seu inimigo.

Tranquilo, mesmo que você acreditasse 100% no que escreveu a título de
provocação, isso não faria de sua pessoa meu inimigo.  Eu quero crer que
seja possível discordar, no campo das ideias, e até tomar ações
contrárias, sem perder amizade e respeito mútuos.

Ainda assim, folgo em saber que foi provocação ;-)

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer