[PSL-Brasil] Recomendação oficial por um FLISOL sem Ubuntu

Luciana Fujii luciana em fujii.eti.br
Terça Março 24 17:33:49 BRT 2015

On 24/03/15 17:11, Cláudio Sampaio wrote:
> <mailto:luciana em fujii.eti.br>>:
>
>     E nem vamos falar também da falta de vontade de melhorar os
>     softwares da
>     comunidade e decidir criar sua própria versão de tudo.
>

> Aí você está "inferindo intenção", e pode ser que os motivos sejam
> técnicos apenas, ou estratégicos num bom sentido. Algo que caracteriza
> /qualquer/ empresa que inova é não conseguir agradar a todos.

É verdade, estou mesmo. Falando do caso específico de criação do Mir,
por exemplo, em que a Canonical fez declarações errôneas sobre o wayland
e teve que se retratar depois. Todos os ditos motivos deles pra criar o
Mir e não contribuir com o Wayland eram falácias. Não tem como saber com
certeza se é maldade ou ignorância, mas o motivo que faz sentido pra
eles fazerem isso é fazer lock-in, fazendo com que fabricantes de
hardware só suportem o Mir, fazendo com que o Ubuntu seja o único em que
certos hardwares funcionam. Sim, é uma inferência, que não fui só eu que
fiz. Ainda bem que não deu certo.

De qualquer forma, são várias incidências problemáticas em que realmente
só o fato de não vir com spyware por padrão não dá pra voltar a
recomendar Ubuntu.

Um abraço,

Luciana Fujii