[PSL-Brasil] Por um FLISOL Exemplar

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quarta Março 25 00:05:23 BRT 2015

> concordo plenamente Oliva, que exemplos são mais efetivos que palavras.
> Exemplos não são o melhor caminho para a educação, exemplos SÃO
> educação. Por isso eu também faço um singelo pedido a vocẽ e a quem
> mais está falando e pedindo por um FLISOL somente com software livre:
> façam um FLISOL em sua cidade somente com software livre!!!
> não somente pra hackers, mas aberto ao público em geral, pra
> instalar computador no computador  da vó que quer falar com
> a neta que mora no exterior.
>
> sério mesmo, Oliva, por favor, nos dê o exemplo! precisamos disso,
> [...]

De quantas formas diferentes o Oliva precisa explicar que se não tem Software Livre para isso, é melhor explicar que não tem, do que instalar Software privativo?

Se a vó quer falar com sua neta que mora no Exterior e a neta usa um software privativo, a vó foi ao lugar errado, FLISOL, pedir que lhe instalem software privativo.
No FLISOL se espera que lhe mostrem uma alterativa livre para esse software privativo e não que lhe instalem software privativo.
Mas é claro que a neta, no exterior, provavelmente não terá esse software alternativo, então a comunicação entre a vó e a neta não poderá acontecer.
Não consigo ver como objetivo do FLISOL resolver o problema de comunicação familiar que se baseia em um software privativo.

Nesse cenário, a educação passa por explicar que se manter refém de um software privativo gera esse tipo de problema, e que infelizmente não se poderá resolvê-lo a menos que ambas, vó e neta, decidam usar Softwares Livres.

Convocar o Oliva ou o Stallman para realizar um FLISOL não vai mudar isso. Certeza de que seria um FLISOL campeão de instalações GNU 100% livres, mas numericamente irrelevante.

Passamos a última década fomentando a democratização do acesso, aumentando o parque instalado e disseminando ao máximo o uso, certo? Não há como negar a eficiência do processo, afinal a quantidade de usuários cresceu muitíssimo. Mas além de muita gente usando, qual foi o verdadeiro ganho para as liberdades do software?

Mais ativistas que entendem a diferença entre OSI e SL?
Mais adesão dos fabricantes de hardware aos drivers livres?
Popularização da GPL V3 e sua atuação sobre os SaaS?
Fortalecimento da FSF e suas irmãs ao pelo mundo?
Crescimento dos Grupos de Usuários de Software Livre?
Maior coerência dos eventos de SL com os preceitos filosóficos do SL?

O que eu espero um dia, é que a vó que quer falar com a neta no exterior saiba que existem ferramentas do bem e ferramentas do mal.
E não me venham com a retórica de que a vó não precisa saber. Ela precisa sim, da mesma forma que sabe sobre ecologia, nutrição, saúde e muitas outras áreas.

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br