[PSL-Brasil] Quiz

Rodrigo Vieira rodrigovieira.suporte em gmail.com
Terça Maio 12 22:59:04 BRT 2015

> [...]
> falhas e confundido algumas coisas antes, mas jamais direi para alguém
> não me corrigir. É anti-filosófico dizer que não se pode ser corrigido.
> Filosofia é a busca pela sabedoria, não pela ignorância. Não um modo de
> vida como "filosofia de alguma coisa" como equivocadamente espalham.
>
> A motivação de terem iniciado o OSI foi que o mercado não se interessava
> pela liberdade do software. Então usaram o argumento de que com o
> código-fonte disponível pode-se ter maior e melhor controle sobre o
> software. Isto é histórico. Você não sabia que a OSI começou por causa

Caro Zoroastro,

Se eu um dia precisasse (e olha que já precisei!) explicar para alguém com
a sua complexidade de modo simples eu diria:

Aberto =  Open, que quer dizer que você tem a liberdade de ver o código (o
liberado pra isso).
Free = Livre, que quer dizer que além da liberdade acima (estudar o código
aberto), você pode usar para qualquer fim, copiar, alterar e redistribuir.

Quanto a ser pesquisador, imagino que o sejas no sentido acadêmico da
palavra. Pejorativamente falando. Desculpe, sou autodidata.
E quanto a ser filósofo (ou saber do que se trata), aí meu amigo, me fez
endereçar essas traçadas linhas para te dizer que o amor pelo conhecimento
é muito diferente do amor pelo convencimento, e, não tem nada a ver com o
mercado e com os merceeiros da feira e com o estardalhaço da feira.

Abraços,

Em 12 de maio de 2015 19:50, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org>
escreveu:

> [...]
> da criação da OSI, possa ser resumido nesta tua singela questão de quiz.
>
> você está colocando uma equação de cálculo diferencial para ser
> respondida através de tentativa e erro por alunos que sequer sabem
> resolver uma equação de segundo grau direito. Porque se o aluno ficar
> chutando, uma hora ele vai acertar. Mas isso não quer dizer de jeito
> nenhum que ele tenha aprendido alguma coisa de cálculo diferencial,
> muito menos que ele entendeu como se chegou naquele resultado.
>
> cara, como eu perco tempo com você, tá loco.

Rodrigo Vieira
Diretor de Difusão Tecnológica
Secretaria de Ciência e Tecnologia / PMJP
(83) 3218-5141 / 9913-1394 / 8747-0282